FOTOGRAFIAS NA ESCOLA: DISCURSOS DE JOVENS ESTUDANTES

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Angélica Vier Munhoz Universidade do Vale do Taquari – Univates

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.107

Palavras-chave:

Fotografia. Escola. Estudantes. Foucault.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir resultados de uma pesquisa que envolveu a produção de imagens fotográficas por estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental acerca das funções da escola na contemporaneidade, cujo aporte teórico se aproxima dos estudos pós-estruturalistas em Educação. O delineamento metodológico da investigação envolveu grupos focais e foto elicitação. Foram realizados quatro encontros em duas escolas do Vale do Taquari (RS) – uma instituição de ensino público e outra de ensino privado, envolvendo 35 participantes. Em cada encontro foi proposta uma atividade, discussão em grupo focal, produção de fotografias e debate coletivo sobre as imagens. Ao fazer emergir visibilidades e possibilidades enunciativas acerca das configurações da escola, por meio da análise de discurso foucaultiana, percebeu-se a importância da escola e a valorização dos colegas no processo de aprender dos estudantes, voltando o olhar para as articulações equilibradas entre produção de conhecimento e relações de amizade.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Psicóloga. 

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Doutora em Educação  pela UFRGS. Atualmente é  professora Titular da Universidade do Vale do Taquari – Univates. 

Referências

AQUINO, J.G. Instantâneos da escola contemporânea. São Paulo: Papirus, 2007.

AQUINO, J.G. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

BANKS, M. Visual methods in social research. London: Sage, 2001.

BANKS, M. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Tradução de José

Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BÉVORT, E.; BELLONI, M.L. Mídia-educação: conceitos, história, perspectiva. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, nº 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000400008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2018.

DUFOUR, D.R. A arte de reduzir as cabeças – sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

FISCHER, R.M.B. Na companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 29, nº 1, p. 215-227, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25427. Acesso em: 26 dez. 2018.

FISCHMAN, G. Reflections about images, visual culture, and educational research. Educational Researcher, vol. 30, nº 08, p. 28-33, 2001. Disponível em: https://asu.pure.elsevier.com/en/publications/reflections-about-imagesvisual-culture-and-educational-research. Acesso em: 26 dez. 2018.

FISCHMAN, G.; SALES, S. Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação, Porto Alegre, vol. 37, nº 03, p. 423-432, 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18151. Acesso em: 26 dez. 2018.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, M. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política. Ditos e Escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004. p. 240-251.

GATTI, B. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MASSCHLEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SCHWERTNER, S.F.; HORN, C.I.; GIONGO, I.M. Escola, família e as novas configurações da contemporaneidade: apontamentos de uma pesquisa. Caderno Pedagógico, Lajeado, vol. 10, número 02, p. 77-92, 2013. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/884. Acesso em: 26 dez. 2018.

SCHWERTNER, S.F.; FISCHER, R.M.B. Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol. 28, nº 1, p. 395-420, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982012000100017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2018.

SCHWERTNER, S.F. Palavras e imagens sobre amizade jovem na contemporaneidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 37, nº 1, p. 163-185, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/3172/317227323011/. Acesso em: 26 dez. 2018.

TORRE, D.; MURPHY, J. A different lens: changing perspectives using photo-elicitation interviews. Educational Policy Analysis Archives, vol. 23, nº 111, p.1-23, 2015. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/2051 .Acesso em: 26 dez. 2018.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Schwertner, S. F., & Munhoz, A. V. (2018). FOTOGRAFIAS NA ESCOLA: DISCURSOS DE JOVENS ESTUDANTES. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.37–46. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.107