DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PROL DA INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR

facilitadores da aprendizagem e interação

Autores

Palavras-chave:

tecnologia, autismo, ensino superior, aprendizagem, interação

Resumo

Este artigo visa analisar o uso de aplicativos digitais como estratégia inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, destacando seus benefícios para a aprendizagem, organização e interação social. A pesquisa adota uma abordagem epistemológica interdisciplinar, articulando os campos da educação, tecnologia e inclusão, com base em revisão narrativa da literatura. Para isso, nossa metodologia contempla autores como Passerino (2005), Teixeira e Silva (2022), Santos e Oliveira (2024), além da menção aos documentos legais norteadores da inclusão em nosso país. Desse modo, nossos debates apontam que dispositivos móveis e aplicativos digitais, quando utilizados com intencionalidade pedagógica, podem atuar como mediadores de experiências educacionais e interativas, promovendo autonomia, além de amenizar barreiras sensoriais e cognitivas dos estudantes no espaço acadêmico. Logo, a reflexão apresentada destaca que a tecnologia digital, pode ultrapassar os limites do suporte ao alunado, sendo capaz de ampliar a participação consciente e atuante deles na universidade, além de fortalecer o compromisso institucional com a equidade e a diversidade.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

de Alcântara, G., & Juliana Francisco, D. (2025). DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PROL DA INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: facilitadores da aprendizagem e interação. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.29–46. Obtido de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/464

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.