MOBILE DEVICES FOR THE INCLUSION OF AUTISTIC PEOPLE IN HIGHER EDUCATION:
learning and interaction facilitators
Keywords:
Technology, Autism, Higher education, Learning, InteractionAbstract
This article analyzes the use of digital applications as an inclusive strategy for students with Autism Spectrum Disorder in higher education, emphasizing their benefits for learning, organization, and social interaction. The study adopts an interdisciplinary epistemological approach, articulating education, technology, and inclusion, based on a narrative literature review. It incorporates authors who discuss technologies from a social rather than technicist perspective and references Brazilian legal documents guiding inclusion. The results highlight mobile devices and applications, stressing the importance of pedagogical intentionality in mediating educational and interactive experiences, fostering autonomy, and mitigating sensory and cognitive barriers in academic contexts. Mediation is considered capable of expanding students’ conscious and active participation in university life and reinforcing institutional commitment to equity and diversity.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gessika de Alcântara, DEISE juliana FRANCISCO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
