DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PROL DA INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR
facilitadores da aprendizagem e interação
Palavras-chave:
tecnologia, autismo, ensino superior, aprendizagem, interaçãoResumo
Este artigo analisa o uso de aplicativos digitais como estratégia inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, enfatizando seus benefícios para a aprendizagem, organização e interação social. O estudo adota uma abordagem epistemológica interdisciplinar, articulando educação, tecnologia e inclusão, com base em uma revisão narrativa da literatura. Incorpora autores que discutem tecnologias a partir de uma perspectiva social, e não tecnicista, e referencia documentos legais brasileiros que orientam a inclusão. Os resultados destacam os dispositivos e aplicativos móveis, ressaltando a importância da intencionalidade pedagógica na mediação de experiências educacionais e interativas, fomentando a autonomia e mitigando barreiras sensoriais e cognitivas em contextos acadêmicos. A mediação é considerada capaz de ampliar a participação consciente e ativa dos estudantes na vida universitária e reforçar o compromisso institucional com a equidade e a diversidade.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gessika de Alcântara, DEISE juliana FRANCISCO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
