DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PROL DA INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR

facilitadores da aprendizagem e interação

Autores

Palavras-chave:

tecnologia, autismo, ensino superior, aprendizagem, interação

Resumo

Este artigo analisa o uso de aplicativos digitais como estratégia inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, enfatizando seus benefícios para a aprendizagem, organização e interação social. O estudo adota uma abordagem epistemológica interdisciplinar, articulando educação, tecnologia e inclusão, com base em uma revisão narrativa da literatura. Incorpora autores que discutem tecnologias a partir de uma perspectiva social, e não tecnicista, e referencia documentos legais brasileiros que orientam a inclusão. Os resultados destacam os dispositivos e aplicativos móveis, ressaltando a importância da intencionalidade pedagógica na mediação de experiências educacionais e interativas, fomentando a autonomia e mitigando barreiras sensoriais e cognitivas em contextos acadêmicos. A mediação é considerada capaz de ampliar a participação consciente e ativa dos estudantes na vida universitária e reforçar o compromisso institucional com a equidade e a diversidade.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

de Alcântara, G., & Juliana Francisco, D. (2025). DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PROL DA INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: facilitadores da aprendizagem e interação. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.29–46. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/464

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