ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

DESAFIOS EMERGENTES

Autores

  • Fabiana Araújo de Oliveira Ufscar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Giovana Vieira de Medeiros UFSCar – Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Vivian Aparecida Zenardi UFSCar – Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.309

Palavras-chave:

ECA, Conselho Tutelar, Direitos

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica visa apresentar o panorama referente à relação entre as instituições escolares e o conselho tutelar, apontando os desafios emergentes em sua constituição, começando por uma linha cronológica até o momento atual. Em sua construção foi realizado um levantamento teórico de periódicos publicados e um balanço de dados que comprovam a complexidade do problema no Brasil, bem como a menção de registros legais. Este texto trabalha na perspectiva das situações conflitantes que podem ser exploradas pelos dirigentes dos estabelecimentos de ensino e professores em dois eixos: a denúncia da expropriação dos direitos infanto juvenis e o resultado da garantia do mesmo.

Biografia do Autor

Fabiana Araújo de Oliveira, Ufscar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduanda no curso de Licenciatura em Química (UFSCar – Sorocaba).

Giovana Vieira de Medeiros, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduanda no curso de Licenciatura em Química (UFSCar – Sorocaba).

Vivian Aparecida Zenardi, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduanda no curso de Licenciatura em Química (UFSCar – Sorocaba).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Oliveira, F. A. de ., Medeiros, G. V. de, & Zenardi, V. A. . (2023). ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: : DESAFIOS EMERGENTES . Ensaios Pedagógicos, 7(2), p.36–45. https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.309