OS AVANÇOS DAS LEIS QUE GARANTEM OS DIREITOS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA REGULAR

Autores

  • Elaine Aparecida Mondeque de Aguiar UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.270

Palavras-chave:

Educação Especial, Legislação, Subjetividade

Resumo

Por muito tempo as pessoas com necessidades especiais viviam a margem da sociedade. Excluídos não tinham respaldo legal a educação assegurada pelo Estado. Já na Constituição Federal de 1988 que garante educação para todos, temos o art. 205: a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Ao citar “direito de todos e dever do estado” está assegurada também a educação para a pessoa com deficiências. No presente artigo será feito um breve percurso histórico das Legislações, Decretos, Conferências, Resoluções e Planos que compõem os direitos assegurados na área da educação para as pessoas com deficiências.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Mondeque de Aguiar , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora Rede Estadual. Professora da creche na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba-SP. Aluna especial do Mestrado em Educação pela UFSCar-Sorocaba.

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Publicado

2022-10-02

Como Citar

Aguiar , E. A. M. de . (2022). OS AVANÇOS DAS LEIS QUE GARANTEM OS DIREITOS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA REGULAR. Ensaios Pedagógicos, 6(1), p.46–55. https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.270