ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
DESAFIOS EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.309Keywords:
ECA, Conselho Tutelar, DireitosAbstract
This literature review aims to present an overview of the relationship between school institutions and the child protection council, pointing out the emerging challenges in their constitution from a chronological timeline to the present moment. In its construction, a theoretical survey of published journals and a balance of data that proves the complexity of the problem in Brazil is carried out, as well as the mention of records. This text works on the perspective of conflicting situations that can be explored by school leaders and teachers in two axes: the denouncement of the expropriation of children’s rights and the result of the guarantee thereof.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fabiana Araújo de Oliveira, Giovana Vieira de Medeiros, Vivian Aparecida Zenardi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.