TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Aline Souza Pereira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.353

Palavras-chave:

Evasão. Expansão do Ensino Superior. Desigualdades Socioeducacionais.

Resumo

Este trabalho possui características de um estado da arte e o objetivo foi realizar um levantamento da produção científica recente sobre a evasão na universidade pública e analisar quais são as tendências e as possibilidades para pesquisas futuras. Foram consultados o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Scielo. Há uma prevalência da preocupação quanto a motivação da evasão estudantil. Outros enfoques foram a gestão da evasão nas universidades públicas e a associação da evasão com programas como o Reuni, o Sisu e a Lei de Cotas. Observou-se que algumas temáticas ainda merecem ser melhor exploradas por pesquisas: a evasão estudantil por uma perspectiva interseccional; as implicações de ordem acadêmica e pedagógica no abandono dos discentes e; a evasão nos cursos de licenciatura.

Biografia Autor

Aline Souza Pereira , Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestra em educação pela mesma instituição. Atualmente, doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Souza Pereira , A. . (2024). TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.1–20. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.353