EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL CAMPOS BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.345

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Paródias Musicais. Práticas Pedagógicas.

Resumo

A pesquisa objetivou compreender a maneira pela qual a música está sendo integrada às aulas de matemática na Escola Estadual Campos Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa com preceitos técnicos da revisão bibliográfica, reunindo elementos históricos e conceituais sobre a relação da música com a matemática e um estudo de caso nessa unidade escolar, com vistas a analisar os métodos e desafios enfrentados pelos professores na incorporação da música em suas práticas pedagógicas. Para coletar dados, usou-se um questionário com 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com dois professores de matemática. Resultados revelaram uma percepção positiva de alunos e professores em relação à utilização da música durante as aulas de matemática, apesar dos desafios para a sua implementação. De modo geral, observou-se que a música não só ajuda na compreensão dos conceitos matemáticos, mas também cria uma atmosfera envolvente e incentiva a participação ativa dos alunos.

Biografias Autor

Fernanda Campelo Tavares, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/PGEDA). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Campelo Tavares, F. ., dos Santos Carneiro, R., & dos Santos Carneiro, R. . (2024). EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL CAMPOS BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.21–34. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.345