EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL CAMPOS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.345Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Paródias Musicais. Práticas Pedagógicas.Resumo
A pesquisa objetivou compreender a maneira pela qual a música está sendo integrada às aulas de matemática na Escola Estadual Campos Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa com preceitos técnicos da revisão bibliográfica, reunindo elementos históricos e conceituais sobre a relação da música com a matemática e um estudo de caso nessa unidade escolar, com vistas a analisar os métodos e desafios enfrentados pelos professores na incorporação da música em suas práticas pedagógicas. Para coletar dados, usou-se um questionário com 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com dois professores de matemática. Resultados revelaram uma percepção positiva de alunos e professores em relação à utilização da música durante as aulas de matemática, apesar dos desafios para a sua implementação. De modo geral, observou-se que a música não só ajuda na compreensão dos conceitos matemáticos, mas também cria uma atmosfera envolvente e incentiva a participação ativa dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Fernanda Campelo Tavares, Rogerio dos Santos Carneiro, Raylson dos Santos Carneiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.