UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAL E PIKLER-LÓCZY SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.334Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Abordagem Pikler-Lóczy, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este estudo tem por objetivo analisar, por meio de um estudo comparativo, as implicações teórico-práticas sobre o desenvolvimento das crianças em seu primeiro ano de vida, a partir das abordagens Histórico-Cultural e Pikler-Lóczy. É uma pesquisa de caráter teórico bibliográfico, por meio de um estudo comparativo das abordagens histórico-cultural e da perspectiva Pikler-Lóczy, a partir da categoria central de análise: criança e desenvolvimento. Os resultados evidenciam que em cada perspectiva, é possível observar uma concepção de bebê e de desenvolvimento acarretando no modo como interpretamos e explicamos a aprendizagem, a relação com o espaço, o papel do adulto e a atuação com os objetos. Concluímos que essas abordagens apresentam aproximações e distanciamentos no modo como interpretam sobre criança e desenvolvimento e trazem contribuições para refletir sobre as práticas pedagógicas com os bebês.
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