UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAL E PIKLER-LÓCZY SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.334Keywords:
Desenvolvimento Infantil, Abordagem Pikler-Lóczy, Teoria Histórico-CulturalAbstract
This study aims to analyze, through a comparative study, the theoretical-practical implications on the development of children in their first year of life, based on the Historical-Cultural and Pikler-Lóczy approaches. It is bibliographical theoretical research, through a comparative study of historical-cultural approaches and the Pikler-Lóczy perspective, based on the central category of analysis: child and development. The results show that in each perspective, it is possible to observe a baby's conception and development, resulting in the way we interpret and explain learning, the relationship with space, the role of the adult and acting with objects. We conclude that these approaches present similarities and differences in the way they interpret children and development and bring contributions to reflect on pedagogical practices with babies.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Natálya Trazpadini dos Santos, Lucinéia Maria Lazaretti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.