A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO SOCIAL: UMA BREVE REVISÃO SOBRE OS DOCUMENTOS NORMATIVOS COM VISTAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.279Palavras-chave:
Direito social à educação, Educação especial, LegislaçãoResumo
Com o reconhecimento da educação como um direito social através da promulgação da Constituição Federal de 1988 foram criados dispositivos legais para garantir o atendimento a esse direito. Este artigo pretende analisar alguns dos documentos publicados a partir desse acontecimento histórico buscando identificar os elementos que normatizam a oferta da educação especial no Brasil. Conclui-se que, de maneira geral. os dispositivos legais que fazem referência à inclusão social das pessoas com deficiência foram sendo aprimorados de forma a estabelecerem definições e orientações mais específicas sobre o assunto. No que se refere à educação especial houve um movimento evolutivo em busca da superação do caráter substitutivo do atendimento educacional especializado em detrimento ao ensino comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cristiane Aparecida Machado de Paula
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.