CONTRAPOSIÇÃO OPRESSOR E OPRIMIDO NA PRÁXIS EDUCATIVA DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.204Palavras-chave:
Paulo Freire. Práxis educativa. Contraposição opressor e oprimido.Resumo
Este artigo possui como objetivo primordial refletir ideias elementares da contraposição opressor e oprimido no pensamento de Paulo Freire. Para uma melhor compreensão da presente abordagem, se expõe um sucinto apanhado sobre a trajetória intelectual do autor. Discorre-se sobre os conceitos de oprimido, opressor e os elementos conceituais que descambam na ação da criticidade, observando a concepção de interculturalidade e invasão cultural em Freire. O oprimido consistiria nos pobres e marginalizados – os excluídos naquilo que se entende como grupos sociais, desfavorecidos pelo individualismo de outros; o opressor consistiria na(s) força(s) detentora(s) do poder em relação ao “outro”. Nas reflexões finais, se percebe, no pensamento de Freire, que o indivíduo emancipado cria e recria sua história aprendendo a ser arquiteto de suas ações, entre outros, ajudado pelo processo formativo. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, trazendo como fundamentação uma análise e discussão crítica e argumentativa dos elementos acima mencionados.
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