CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ENTRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.256Palavras-chave:
Ciência. Filosofia. Percurso Histórico e Epistemológico.Resumo
Este ensaio, de cunho bibliográfico e teórico tem por objetivo apresentar uma breve reflexão sobre alguns aspectos históricos e filosóficos da construção do saber científico. Para um melhor entendimento do presente estudo, se expõe um sucinto apanhado a respeito da trajetória histórica da Ciência, evidenciando o percurso desde quando ainda estava atrelada ao tronco do saber filosófico. Descreve-se ainda as mudanças ocorridas no pensamento filosófico, passando pelo nascimento da Ciência até chegar a seus desdobramentos, a exemplo das parcerias nos testes de imunizantes contra o Novo Coronavírus. Nas reflexões finais é observado o avanço da Ciência, inclusive na dimensão social. Percebe-se que, de certo modo, também estão presentes no trabalho do pensamento científico: medos, crenças, e forte olhar filosófico traduzidos por meio do rigor metodológico e ceticismo científico, dado que o pensamento científico é reflexivo.
Referências
ABRANTES, A. A.; MARTINS, L.M. construção do saber científico: entre os aspectos históricos e filosóficos da ciência. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v.11, n.22, p.313-25, maio/agosto, 2007.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 2ª edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Moderna, 1993.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
__________. Contingência e Necessidade. In: NOVAES, Adauto. (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MOLES, Abraham Antoine. A Criação Científica. São Paulo: Perspectiva, 1971.
Portal Terra. Pfizer vende 54 milhões de doses de vacina contra covid-19. Portal Terra, 04/ 12/2020. Seção: Coronavírus. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/pfizer-vende-54-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-covid-19,235abe6749678aa7e33cc9fa0f11a3f0ky21i8q9.html> Acesso em: 05/12/2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. rev. e atual. 7ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2007.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra Nascimento Braga, Aline Nascimento Braga, Lélio Favacho Braga, Maria Gilvania da Silva Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.