CONTRAPOSIÇÃO OPRESSOR E OPRIMIDO NA PRÁXIS EDUCATIVA DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.204Palavras-chave:
Paulo Freire. Práxis educativa. Contraposição opressor e oprimido.Resumo
Este artigo possui como objetivo primordial refletir ideias elementares da contraposição opressor e oprimido no pensamento de Paulo Freire. Para uma melhor compreensão da presente abordagem, se expõe um sucinto apanhado sobre a trajetória intelectual do autor. Discorre-se sobre os conceitos de oprimido, opressor e os elementos conceituais que descambam na ação da criticidade, observando a concepção de interculturalidade e invasão cultural em Freire. O oprimido consistiria nos pobres e marginalizados – os excluídos naquilo que se entende como grupos sociais, desfavorecidos pelo individualismo de outros; o opressor consistiria na(s) força(s) detentora(s) do poder em relação ao “outro”. Nas reflexões finais, se percebe, no pensamento de Freire, que o indivíduo emancipado cria e recria sua história aprendendo a ser arquiteto de suas ações, entre outros, ajudado pelo processo formativo. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, trazendo como fundamentação uma análise e discussão crítica e argumentativa dos elementos acima mencionados.
Referências
BEISIEGEL, C. R. Paulo Freire. (Coleção Educadores). Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora: Massangana, 2010. p. 79
FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. Organização, apresentação e notas Ana Mª Araújo Freire. 2ª edição. editora: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2013. p. 39, 40, 47,77, 129
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 36ª edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2003. p. 17, 19, 23, 24, 25, 29, 84, 86, 107
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27ª edição. Paz e Terra, 1996. p. 14, 32, 83, 101
GADOTTI, M. Convite à Leitura de Paulo Freire. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2004. p. 59
MEDEIROS, A. Humanização Versus Desumanização: reflexões em torno da Pedagogia do Oprimido. ano 2, n. 3, p. 127-137, jul./dez. Revista Reflexões, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alessandra Nascimento Braga, Aline Nascimento Braga, Lélio Favacho Braga, Maria Gilvania da Silva Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.