ATENÇÃO E MEMÓRIA AUDITIVA NAS CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA E ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA TREINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.289Palavras-chave:
Memória, Atenção, Percepção auditiva, Aprendizagem, FonoaudiologiaResumo
Trata-se de um estudo composto por duas partes, sendo a primeira uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, descritivo e analítico relacionada à produção científica brasileira dos últimos dez anos, com foco em atenção e memória, e a segunda parte, com base nos resultados da revisão de literatura, foi elaborado um software para estimulação das habilidades de atenção e memória auditiva, para o público-alvo estabelecido, crianças de sete a doze anos. Este software é composto por duas etapas, sendo a primeira um treino de identificação dos sons de diferentes campos semânticos, e a segunda um jogo da memória com estímulos auditivos e reforço visual. Ao final do estudo, foi possível constatar que alguns dos testes do processamento auditivo central apresentaram correlações notáveis com as habilidades de atenção e memória. Sobre tal embasamento, um software foi elaborado com a finalidade de estimular o treinamento da atenção e memória para o público-alvo.
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Copyright (c) 2023 Paulo Victor Shinkarenko Lima , Bianca Moreira Lima Bueno
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