ATENÇÃO E MEMÓRIA AUDITIVA NAS CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA E ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA TREINAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.289

Palavras-chave:

Memória, Atenção, Percepção auditiva, Aprendizagem, Fonoaudiologia

Resumo

Trata-se de um estudo composto por duas partes, sendo a primeira uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, descritivo e analítico relacionada à produção científica brasileira dos últimos dez anos, com foco em atenção e memória, e a segunda parte, com base nos resultados da revisão de literatura, foi elaborado um software para estimulação das habilidades de atenção e memória auditiva, para o público-alvo estabelecido, crianças de sete a doze anos. Este software é composto por duas etapas, sendo a primeira um treino de identificação dos sons de diferentes campos semânticos, e a segunda um jogo da memória com estímulos auditivos e reforço visual. Ao final do estudo, foi possível constatar que alguns dos testes do processamento auditivo central apresentaram correlações notáveis com as habilidades de atenção e memória. Sobre tal embasamento, um software foi elaborado com a finalidade de estimular o treinamento da atenção e memória para o público-alvo.

Biografia do Autor

Paulo Victor Shinkarenko Lima , PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Fonoaudiólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP.

Bianca Moreira Lima Bueno, PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP.

Downloads

Publicado

2023-01-07

Como Citar

Lima , P. V. S. ., & Bueno, B. M. L. . (2023). ATENÇÃO E MEMÓRIA AUDITIVA NAS CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA E ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA TREINAMENTO. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.1–18. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.289

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.