SEXUALIDADE, GÊNERO E SUBJETIVIDADE NO CAMPO CURRICULAR PARA AS INFÂNCIAS

uma revisão narrativa crítica

Autores

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Gênero, Heteronormatividades, Educação

Resumo

O presente trabalho objetivou a elaboração de uma revisão narrativa a fim de investigar e analisar criticamente as históricas resistências para a incorporação do enfrentamento da violência de gênero e da homofobia no currículo escolar. Para atender tal objetivo, a revisão discutiu a perpetuação e as resistências nas produções curriculares, bem como a sua relação com a construção da subjetividade nas infâncias; explorou estudos dos movimentos curriculares no Brasil, tecendo diálogo com movimentos análogos na Argentina e na Espanha; e discutiu a ausência dos termos gênero e orientação sexual na atual BNCC. Os resultados identificaram convergências e divergências nas pautas educativas sobre sexismo, patriarcado e heteronormatividade e sistematizaram impactos da presença ou omissão curricular dessas temáticas nas ofertas identificatórias, bem como seus efeitos para a formação da subjetividade infantil e para a discussão de políticas públicas sobre a construção dos currículos pautados em pressupostos democráticos.

Biografia do Autor

Mariana Inés Garbarino, USP

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA|IPUSP) e do programa de Pós-Graduação PSA | IPUSP.

Maria Thereza Costa Coelho de Souza, USP

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA|IPUSP) e do programa de Pós-Graduação PSA | IPUSP.

Luciana Maria Caetano, USP

Professora livre-docente do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA,IPUSP) e do programa de Pós-Graduação PSA | IPUSP.

Maria Isabel da Silva Leme, USP

Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do programa de Pós-Graduação PSA | IPUSP.

Pedro Fernando da Silva, USP

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA|IPUSP) e do programa de Pós-Graduação PSA | IPUSP.

Marco Aurélio de Lima

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA|IPUSP).

Arquivos adicionais

Publicado

2026-08-24

Como Citar

Garbarino, M. I., Thereza Costa Coelho de Souza, M., Maria Caetano, L., Isabel da Silva Leme, M., Fernando da Silva, P., & Aurélio de Lima, M. (2026). SEXUALIDADE, GÊNERO E SUBJETIVIDADE NO CAMPO CURRICULAR PARA AS INFÂNCIAS: uma revisão narrativa crítica. Ensaios Pedagógicos, 10(2), p.116–139. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/543

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.