EXPECTATIVAS DOS PAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.18Palavras-chave:
Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas Educacionais, Relação família e escolar.Resumo
Este artigo traz a reflexão sobre as mudanças nas políticas educacionais e suas consequências, à luz da pesquisa sobre a alteração do Ensino Fundamental de oito para nove anos e a antecipação da matrícula para crianças de seis anos. Foi realizada pesquisa bibliográfica, embasada em diversos autores que estudam o assunto e também realizada pesquisa de campo através de entrevistas com pais de alunos, para a coleta de informações e opiniões destes sobre sua expectativa a respeito do estudo de seus filhos. O artigo também discorre sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9.394/1996, a Lei nº 11.274/2006, as orientações gerais do MEC sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e suas expectativas sobre tais mudanças para a vida escolar das crianças brasileiras. Em todo o momento da pesquisa, fica evidente que a presença e a parceria das famílias junto à escola são o motivo principal do sucesso escolar.
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