EXPECTATIVAS DOS PAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autores

  • Paulete Zilli Silveira de Salles Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba http://orcid.org/0000-0002-7546-3806
  • Claudineia Martins da Silva Leite Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Dayane Prado Paschoal Costa Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.18

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas Educacionais, Relação família e escolar.

Resumo

Este artigo traz a reflexão sobre as mudanças nas políticas educacionais e suas consequências, à luz da pesquisa sobre a alteração do Ensino Fundamental de oito para nove anos e a antecipação da matrícula para crianças de seis anos. Foi realizada pesquisa bibliográfica, embasada em diversos autores que estudam o assunto e também realizada pesquisa de campo através de entrevistas com pais de alunos, para a coleta de informações e opiniões destes sobre sua expectativa a respeito do estudo de seus filhos. O artigo também discorre sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9.394/1996, a Lei nº 11.274/2006, as orientações gerais do MEC sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e suas expectativas sobre tais mudanças para a vida escolar das crianças brasileiras. Em todo o momento da pesquisa, fica evidente que a presença e a parceria das famílias junto à escola são o motivo principal do sucesso escolar.

 

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Salles, P. Z. S. de, Leite, C. M. da S., & Costa, D. P. P. (2018). EXPECTATIVAS DOS PAIS EM RELAÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Ensaios Pedagógicos, 1(2), p.25–33. https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.18

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