REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NA SOCIOEDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.281Palabras clave:
Socioeducação, Adolescentes infratores, Práticas educativasResumen
O artigo apresenta a prática educativa na socioeducação e suas dificuldades. Ao final exemplifica com o Novo Ensino médio, programa mais recente implementado e como foi durante o primeiro semestre. A ideia é expor as diferenças que precisam ser consideradas nas formulações e implementações de políticas diante de diferentes contextos e trazer reflexões sobre a necessidade de práticas educativas específicas considerando quem é o adolescente em medida socioeducativa contribuindo com o objetivo da política da socioeducação, para que ao final, esse adolescente retorne ao convívio social sendo capaz de continuar seu projeto de vida, como protagonista de sua história e entendendo a educação como aliada nessa jornada. O referencial teórico é Mainardes (2018) em reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cristiane Freitas Gomes dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.