IMPLICATIONS OF CNE/CP RESOLUTIONS N. 2/2019 AND CNE/CP N. 1/2020 IN INITIAL AND CONTINUING TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.263Keywords:
Competences, Teacher education, Curriculum guidelines, Basic educationAbstract
The aim of this article was to discuss and reflect on the impacts of curriculum guidelines present in CNE/CP resolutions n. 2/2019 and CNE/CP n. 1/2020 for the initial and continuing education of basic education teachers. The methodology was qualitative through bibliographic research and the analysis of the above-mentioned resolutions. Resolution CNE/CP n. 2/2015 was taken as a reference for dialogue and discussion of political and pedagogical propositions that are present in the 2019-2020 resolutions and how much they can influence teacher education and work. The results revealed the existence of full alignment of the current guidelines with the National Common Curriculum Base (BNCC), a fact that can bring harmful consequences to training and teaching activity. It can be insgiven that the current guidelines have the potential to transform the teacher into a breeder of pedagogical packages and predetermined practices, because they favor a technical formation reinforcing neoliberal rationality.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Hiraldo Serra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.