REFLEXÕES ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA ESTUDANTIL

Authors

  • Ícaro Leite Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Larissa Maria Feliciano da Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Monique Elen de Almeida Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Pâmela dos Santos Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Tamires Maria do Nascimento Pimentel Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.187

Keywords:

Reforma. Ensino Médio. Educação.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender a visão dos jovens da rede pública, acerca da sua qualidade e eficiência. Levando em consideração o debate feito com os jovens, a fim de promover uma consciência crítica em relação a reforma do ensino médio. Para fins de metodologia utilizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da literatura especializada “A política educativa e seus efeitos nos tempos e espaços escolares: A reinvenção do ensino médio interpretada pelos jovens” de Licinia Maria Correa e Maria Amália de A. Cunha  e devolutivas dos estudantes entre 15 e 18 anos de idade das escolas pública estaduais de Sorocaba. Por meio dessa pesquisa foi possível entender que a educação deve chegar à autonomia do indivíduo pela constante busca do conhecimento.

Author Biographies

Ícaro Leite Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Larissa Maria Feliciano da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Monique Elen de Almeida, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Pâmela dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Tamires Maria do Nascimento Pimentel, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

References

CAMPOS NETO, E; LIMA, E.M.; ROCHA, A.C. Breve reflexão acerca da reforma do ensino médio e seus impactos na formação do estudante. Anais do IV Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividades e educação - Educere, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23840_12892.pdf. Acesso em: 10 out.2019.

CORREA, L.M.; CUNHA, M.A.A. A política educativa e seus efeitos nos tempos e espaços escolares: a reinvenção do ensino médio interpretada pelos jovens. Educação em Revista (Belo Horizonte), v.34, Epub Mar 22, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e182749.pdf. Acesso em 28.08.2018.

DOMINGUES, J.J. TOSCHI, N.S. OLIVEIRA, J.F. A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação e Sociedade, n.70, Abr.2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170. Acesso em: 10 out.2019.

GOHN, M.G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v.16, n.47, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf. Acesso em: 10 out.2019.

Published

2019-12-28

How to Cite

Silva, Ícaro L., Silva, L. M. F. da, Almeida, M. E. de, Santos, P. dos, & Pimentel, T. M. do N. (2019). REFLEXÕES ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA ESTUDANTIL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.129–135. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.187