O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA DO ALTO/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i.174Keywords:
Educação. Capela do Alto/SP. Conselho Municipal de Educação.Abstract
Este artigo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLACE). O principal objetivo da pesquisa é discorrer pela caracterização e estrutura educacional do munícipio de Capela do Alto/SP com ênfase no Conselho Municipal de Educação. Para construção deste artigo realizou-se uma pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais. A proposta é refletir sobre os dados apresentados, seus avanços e perspectivas. Espera-se contribuir para ampliação das informações sobre a educação no município de Capela do Alto/SP e seu Conselho Municipal de Educação.
References
BORDIGNON, G. Passos para criar um Conselho: Conselho Municipal de Educação: colegiado da gestão democrática do Sistema. Brasília: UNCME, 2010.
BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação Cidadã; 3). Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3082/1/FPF_PTPF_12_079.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.
BRASIL. Atlas de desenvolvimento humano/PNUD (2000). Disponível em: www.atlasbrasil.org.br. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. IBGE. Dados Estatísticos de Capela do Alto. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/capela-do-alto. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Disponível em: www.inep.gov.br/. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base nº 9.394/96. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. MEC. Pró- Conselho. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 04 nov. 2019.
BRASIL. PNE. Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br. Acesso em: 01 nov. 2019.
BRASIL. UNCME. União Nacional dos Conselhos Municipais em Educação. Disponível em: https://uncme.org.br/. Acesso em: 01 nov. 2019.
CAPELA DO ALTO/SP. Decreto nº 2.894/2018. Disponível em: www.capeladoalto.sp.gov.br/decretos. Acesso em: 01 nov. 2019.
CAPELA DO ALTO/SP. Lei 1.913/2017. Disponível em: www.capeladoalto.sp.gov.br/canais/leis-municipais. Acesso em: 01 nov. 2019.
CAPELA DO ALTO/SP. Histórico, caracterização e CME. Disponível em: http://www.capeladoalto.sp.gov.br. Acesso em: 01 nov. 2019.
CURY, C.R.J. Gestão Democrática dos sistemas Públicos de Ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão Educacional: Novos olhares Novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
LIMA, P. G.; ARANDA, M. A. M.; LIMA, A. B. Políticas educacionais, participação e gestão democrática da escola contemporânea brasileira. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 51-64, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n1/1983-2117-epec-14-01-00051.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.
LIMA, P.G.; ALMENARA, G.V.R.; SANTOS, J.M.O. Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23933/22808. Acesso em: 10 nov. 2019.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Perguntas e respostas: O que são e como funcionam os conselhos. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br. Acesso em: 01 nov. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Carmela Adriana Menuzzi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.