A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE IMAGENS E REPRESENTAÇÕES

Authors

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.113

Keywords:

Imagens. Fotografias. Livro didático.

Abstract

As significações e ressignificações expostas no presente dossiê, fruto de reflexões e pesquisa de campo de pesquisadores aqui contemplados, nos traz um pouco desse entendimento, isto é, aprendemos, captamos os sentidos das aprendizagens, as socializamos e construímos novas. Em todas as áreas do conhecimento tal razão está presente. O organizador, Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes (Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE – da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba-SP), que há muito tempo dedica parte de suas pesquisas sobre a relação entre o imagético e as ressignificações dos sujeitos, nos brinda de forma brilhante com o convite e abertura à discussão sobre a temática.  

Author Biography

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutor pela UNICAMP. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP.

References

LIMA, E.G. A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 232-248, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n236/12.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.

LIMA, P.G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/253644003_Formacao_de_professores_por_uma_ressignificacao_do_trabalho_pedagogico_na_escola. Acesso em 28 dez. 2018.

Published

2018-12-29

How to Cite

Lima, P. G. (2018). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE IMAGENS E REPRESENTAÇÕES. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.1. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.113

Most read articles by the same author(s)

> >>