CARACTERÍSTICAS DAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E ARQUITETÔNICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO, BRASIL

Autores

  • Alexandra Aparecida Rech Secretaria de Educação - RO

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.95

Palavras-chave:

Inclusão. Aluno com deficiência. Atendimento.

Resumo

A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho foi identificar se as escolas do fundamental I, no município de São Miguel do Guaporé/RO, no ensino regular estão preparadas para receber alunos com deficiência mental, quanto às adequações físicas e arquitetônicas. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se assentada numa abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e seus dados com análise analítica e qualitativa, onde os dados obtidos serão descritos, mostrando a perspectiva dos participantes não se limitando somnte a descrição, mas buscará refletir à luz dos parâmetros legais e conhecimentos produzidos as características do atendimento educacional ao estudante om deficiência. Pode-se concluir que as instituições necessitam de melhores assistências tanto metodológica quanto na formação dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência, para que a inclusão é ocorra em toda a sua amplitude.

Biografia do Autor

Alexandra Aparecida Rech, Secretaria de Educação - RO

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2008). Atualmente é Professora de Sala de Recursos do Getúlio Vargas e Professora da Sala de Recursos da Lazara Alves de Lima (RO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Rech, A. A. (2018). CARACTERÍSTICAS DAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E ARQUITETÔNICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO, BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.81–94. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.95

Edição

Seção

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