JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Evelyn Mendes Cerqueira Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Monize Aparecida de Toledo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Rafaela da Silva Dantas Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Raquel Pierini Lopes dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Luciane Weber Baia Hees Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP) http://orcid.org/0000-0002-9620-5259

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.67

Palavras-chave:

Raciocínio lógico-matemático. Matemática. Jogos lúdicos.

Resumo

Este artigo discute o papel dos jogos lúdicos e as dificuldades que o professor enfrenta em sua ação no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória no qual pretendeu-se, investigar como o jogo auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e verificar a opinião dos professores de duas escolas particulares buscando identificar os obstáculos encontrados no momento de colocar em prática as atividades lúdicas.  Concluiu-se que os professores encontram dificuldades para utilizar os jogos como ferramenta de ensino como: o tempo gasto com a preparação das atividades, a falta de recurso/matérias disponibilizados pela escola, as estratégias trabalhadas no cotidiano e também a competitividade existente entre os docentes. Entretanto, consideram os jogos como um recurso valioso no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Evelyn Mendes Cerqueira, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Graduanda em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC. Estrada Municipal Walter Boger s/n. Engenheiro Coelho, São Paulo- SP.

Monize Aparecida de Toledo, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Graduanda em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC. Estrada Municipal Walter Boger s/n. Engenheiro Coelho, São Paulo- SP.

Rafaela da Silva Dantas, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Graduanda em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC. Estrada Municipal Walter Boger s/n. Engenheiro Coelho, São Paulo- SP.

Raquel Pierini Lopes dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Mestre em Educação pela UNIMEP, Professora na graduação de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

Luciane Weber Baia Hees, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, professora universitária e do Curso de Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Cerqueira, E. M., Toledo, M. A. de, Dantas, R. da S., Santos, R. P. L. dos, & Hees, L. W. B. (2018). JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.89–100. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.67