JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.67Palavras-chave:
Raciocínio lógico-matemático. Matemática. Jogos lúdicos.Resumo
Este artigo discute o papel dos jogos lúdicos e as dificuldades que o professor enfrenta em sua ação no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória no qual pretendeu-se, investigar como o jogo auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e verificar a opinião dos professores de duas escolas particulares buscando identificar os obstáculos encontrados no momento de colocar em prática as atividades lúdicas. Concluiu-se que os professores encontram dificuldades para utilizar os jogos como ferramenta de ensino como: o tempo gasto com a preparação das atividades, a falta de recurso/matérias disponibilizados pela escola, as estratégias trabalhadas no cotidiano e também a competitividade existente entre os docentes. Entretanto, consideram os jogos como um recurso valioso no processo de ensino-aprendizagem.
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