AUTISMO DIANTE DO RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO: FATORES DETERMINANTES E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Bruno França Rederd Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Raquel Pierini Lopes dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Luciane Weber Baia Hees Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP) http://orcid.org/0000-0002-9620-5259

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.68

Palavras-chave:

Autismo. Raciocínio Lógico Matemático. Família. Estímulos. Intervenção.

Resumo

Esse estudo discute quais seriam os caminhos para incitar o desenvolvimento do raciocínio Lógico Matemático em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, (TEA).  Conclui-se após entrevista com docentes que atuam com diferentes estratégias para atender esses alunos, que se faz necessário uma parceria da escola com a família, uma vez que a família irá moldar a criança e preparar o caminho para os próximos estímulos que ela irá receber. Existem evidentes melhoras na inclusão da criança com TEA no ambiente escolar, entretanto é necessário que sejam utilizados métodos de intervenção eficientes visando à interação das crianças autistas, principalmente instigando-a a pensar. Conclui-se que tais métodos têm apresentado resultados positivos e podem favorecer no processo de inclusão da criança com TEA. Ressalta-se a singularidade da combinação de esforços dos sujeitos envolvidos, constatando que há uma reponsabilidade conjunta, pois envolve vários sujeitos estimuladores, e diferentes métodos de intervenção.

Biografia do Autor

Bruno França Rederd, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Estrada Municipal Walter Boger s/n. Engenheiro Coelho, São Paulo- SP.

Raquel Pierini Lopes dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Mestre em Educação pela UNIMEP, Professora na graduação de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

Luciane Weber Baia Hees, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, professora universitária e do Curso de Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

Referências

ALMEIDA, M.T.P. (Org) Brincar: uma aprendizagem para a vida. Brincar, amar e viver. v. 1. São Paulo: Storbem Gráfica e Editora, 2014.

AMARAL, C, O, F, et al. Paciente autista: métodos e estratégias de condicionamento e adaptação para o atendimento odontológico. Archives Of Oral Research, Curitiba, v. 8, n. 2, p.143-141, Maio, 2012. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/aor?dd99=pdf&dd1=7799. Acesso em 09 jun. 2018.

BARBOSA, A. M. et al. O papel do professor frente à inclusão de crianças com autismo. In: EDUCERE, 6°, 2013, Curitiba. Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC, 2013. p. 19776 - 19792. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7969_6165.pdf. Acesso em 09 jun. 2018.

BATLLORI, J. Jogos para treinar o cérebro. São Paulo: Manras, 2006.

BLUMBERG S.J., BRAMLETT M.D., KOGAN M.D., et al. Changes in prevalence of parent-reported autism spectrum disorder in school-aged U.S. children: 2007 to 2011–2012. National health statistics reports; no 65. Hyattsville, MD: National Center for Health Statistics. 2013. Disponível em: https://iacc.hhs.gov/meetings/iacc-meetings/2013/full-committee meeting/april9/slides_blumberg_kogan_40913.pdf. Acesso em 09 jun. 2018.

BRAGA, C, C, S. Perturbações do espectro do autismo e inclusão: atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Universidade do Minho - Instituto de Educação, Braga, 2010. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14595/1/Tese.pdf. Acesso em 09 jun. 2018.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtornos do espectro do autismo. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: A construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

BOSA, C. Autismo: Breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p.1-14, jan. 2000. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/107464/000293770.pdf?sequ. Acesso em: 09 jun. 2018.

CAMARGO, S. P. H; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p.639-650, Set/Dez, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/download/6994/pdf_1. Acesso em 09 jun. 2018.

CAMINHA, V. L. et al (Org.). Autismo: vivência e caminhos. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2016.

CAPELETTI, M. Família e Aprendizagem: Reflexões sobre a influência da família no processo de aprendizagem das crianças. São Leopoldo: Oikos, 2005.

CESTARI, J. Família e escola: Uma parceria imprescindível. Revista Mundo Jovem, n. 393. Porto Alegre: PUCRS, Fev. 2009. Disponível em: http://jeacontece.com.br/?p=192423. Acesso em: 09 jun. 2018.

CIPRIANO, M. S.; ALMEIDA, M. T. P. de. O brincar como intervenção no transtorno do espectro do autismo. Extensão em Ação, Fortaleza, v. 2, n. 11, p.78-91, jul. 2016. Disponível em: http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/320/174. Acesso em: 09 jun. 2018.

CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 5., 2016, Arapiraca. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Arapiraca: UFAL, 2016. 10 p.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do software gcompris como recurso didático. Campina Grande: Realize, 2016. 11 p.

COSSIO, A. P.; PEREIRA, A. P. S.; RODRIGUES, R. C. Benefícios das intervenções precoce para a família de crianças com transtorno do espectro do autismo. Educação Especial. Santa Maria, v. 31, n. 60, p.09-20, jan. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/download/28331/pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

DIEHL, R. M. Jogando: com as diferenças. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

DIVERSIDADES: Caminhando lado a lado. Funchal: Secretaria Regional de Educação da Ilha da Madeira, Revista Diversidades Ano 4, n.14, out, 2006. Trimestral. Disponível em: http://www02.madeira-edu.pt/Portals/5/documentos/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/dwn_pdf_CaminhandoLadoLado_14.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

DRAGO, R. (Org.). Síndromes: Conhecer, planejar e incluir. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

GONÇALEZ, M. H. C. Relações entre família, gênero, desempenho, confiança e atitudes em relação à matemática. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP/FE, Campinas, SP, 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251473/1/Goncalez_MariaHelenaCarvalhodeCastro_D.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

ENGLISH, L. Evidence for deductive reasoning: Implicit versus explicit recognition of syllogistic structure. British Journal of Developmental Psychology, 1993. Disponíve em: https://doi.org/10.1111/j.2044-835X.1993.tb00611.x. Acesso em: 09 jun. 2018.

FURINI, A. B. Processo de Inclusão na escola regular: Panorama de percepções. Revista Educação Especial, n 28, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4318/2539. Acesso em: 09 jun. 2018.

GONÇALVES, M.A. F. T. Alunos com Perturbações do espectro do Autismo: utilização do sistema PECS para promover o desenvolvimento comunicativo. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências da Educação, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1208/1/Alunos%20com%20perturba%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

HAITH, M.et al. Eye contact and face scanning in early infancy. Science, 1977. Disponível em: http://psycnet.apa.org/doi/10.1126/science.918670. Acesso em: 09 jun. 2018.

JORDAN, R. Educação de crianças e jovens com autismo. Lisboa: Instituto da Inovação Educacional – Ministério da Educação, 2000.

JOSEPH, R. M. et al. Why is visual search superior in autism spectrum disorder. Developmental Science, 2009. Disponível em: http://search.bwh.harvard.edu/new/pubs/Joseph%202009%20Developmental%20science.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

KUPFER, M. M. Inclusão escolar: a igualdade e a diferença vistas pela psicanálise. In: COLLI, F, A, G; KUPFER, M.C. M.(Org.). Inclusão Escolar: Travessias. São Paulo: Lugar de Vida, 2005. p. 17-27.

MATTOS, L. K; NUERNBERG, A.H. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil. Educação Especial. Santa Maria, v. 24, n. 39, p.129-142, Jan/Abr, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1989/1720. Acesso em: 09 jun. 2018.

NATIONAL health statistics reports. Hyattsville, MD: National Center for Health Statistics, 2013.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

OZONOFF, S.; ROGERS, S., HENDREN, R. Perturbações do Espectro do Autismo: Perspectivas da Investigação Actual. Lisboa: Climepsi Editores, 2003.

ORRÚ, S. E. Os estudos da análise do comportamento e a abordagem histórico-cultural no trabalho educacional com autistas. Revista Iberoamericana de Educação, Araraquara, v. 3, n. 45, p.1-12, 25 fev. 2008. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1972Ester.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

PAULA, K.C. M. de. A família, o desenvolvimento das atitudes em relação à matemática e a crença de auto eficácia. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252046/1/Motta_KellyChristinneMaiadePaula_M.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

PONTES, E. A. S. et al. Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 2, n. 3, p.469-476, set. 2017. Disponível em: http://www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal/article/view/552/505. Acesso em: 09 jun. 2018.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense 1973.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

QUILL, E. K. Instructional considerations for young children with autism: The rationale for visually cued instruction. Journal of Autism and Developmental Disorders, , volume 27, Issue 6, pp 697–714, december,1997. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1025806900162. Acesso em: 09 jun. 2018.

ROBERTSON,J R. Verbal analogical reasoning in severely learning disabled children. unpublished manuscript. University of Kent, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2044-835X.1993.tb00603.x. Acesso em: 09 jun. 2018.

SARMENTO, C.V. da S. Jogos matemáticos aplicados a crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola de Dias d'ávila. Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-24, mar. 2017. Mensal. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/sarmento-_autismo.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SERRA, D. Sobre a Inclusão de Alunos com Autismo na Escola Regular. Quando o Campo é quem Escolhe a Teoria. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.163-176, jul. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/download/66/65. Acesso em: 09 jun. 2018.

SILVA, R. A. Educação Inclusiva: percepções de Pedagogos Sobre O Processo de Ensino E Aprendizagem de Matemática Para Alunos Autistas Na Cidade de Ji-Paran/RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática e estatística). Universidade Federal de Rondônia. Ji-Parana-RO, 2014. Disponível em: https://usdoc.site/roseny-alves-da-silva-departamento-de-matematica-e-estatistica-de_pdf.html. Acesso em: 09 jun. 2018.

SPELKE, E. S.; PHILLIPS, A, W. A. L. Infants’ knowledge of object motion and human action. Oxford: Oxford University Press, 1995. Disponível em: https://www.harvardlds.org/wp-content/uploads/2017/01/infants-knowledge-of-object-motion-and-human-action-1.pdf. Acesso em: 09 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Rederd, B. F., Santos, R. P. L. dos, & Hees, L. W. B. (2018). AUTISMO DIANTE DO RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO: FATORES DETERMINANTES E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.113–124. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.68

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)