EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL CAMPOS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.345Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Paródias Musicais. Práticas Pedagógicas.Resumo
A pesquisa objetivou compreender a maneira pela qual a música está sendo integrada às aulas de matemática na Escola Estadual Campos Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa com preceitos técnicos da revisão bibliográfica, reunindo elementos históricos e conceituais sobre a relação da música com a matemática e um estudo de caso nessa unidade escolar, com vistas a analisar os métodos e desafios enfrentados pelos professores na incorporação da música em suas práticas pedagógicas. Para coletar dados, usou-se um questionário com 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com dois professores de matemática. Resultados revelaram uma percepção positiva de alunos e professores em relação à utilização da música durante as aulas de matemática, apesar dos desafios para a sua implementação. De modo geral, observou-se que a música não só ajuda na compreensão dos conceitos matemáticos, mas também cria uma atmosfera envolvente e incentiva a participação ativa dos alunos.
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