O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BOITUVA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Denis Pereira Dias UFSCar/Sorocaba
  • Murilo Henrique Rodrigues Brizola UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i3.229

Palavras-chave:

Conselho Municipal. Sistema de Ensino. Município de Boituva.

Resumo

Este artigo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP. Trata-se de um estudo acerca dos Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba com foco no município de Boituva/SP, que teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica e documental que contemple a criação do Conselho Municipal de Educação e a implementação do seu Sistema Municipal de Ensino, discorrendo sobre sua estrutura educacional. A partir da coleta e das observações amplamente relacionadas neste artigo, espera-se ampliar o conhecimento acerca da função e participação do Conselho Municipal de Educação em consonância com o Sistema Municipal de Ensino de Boituva. Convém ressaltar, que, este trabalho integra um projeto maior, ao qual, futuramente, dará subsídio a outras etapas previamente estruturas junto ao GEPLAGE.

Biografia do Autor

Denis Pereira Dias, UFSCar/Sorocaba

Mestre em Matemática pela UFSCar campus Sorocaba/SP, participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e diretor de ensino na rede municipal de ensino de Porto Feliz/SP. 

Murilo Henrique Rodrigues Brizola, UFSCar/Sorocaba

Especialista em Avaliação Educacional pela FAVENI – Faculdade Venda Nova do Imigrante, participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e diretor de ensino na rede municipal de ensino de Porto Feliz/SP. 

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

Dias, D. P., & Brizola, M. H. R. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BOITUVA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(3), p–25. https://doi.org/10.14244/enp.v4i3.229