PAULO FREIRE E OLAVO DE CARVALHO: A DESVALORIZAÇÃO REATIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Giovani Miraveti Carriello UFSCar/Sorocaba
  • Guilherme Manassés Pegoraro UFSCAR/Sorocaba
  • João Batista dos Santos Junior UFSCAR/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.208

Palavras-chave:

Educação, Polarização política, Desvalorização reativa.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a presença da desvalorização reativa de ideias educacionais de Paulo Freire e Olavo de Carvalho por parte professores da educação básica 2, pedagogos e formandos em licenciatura, contextualizando com o ambiente de polarização política brasileira pré-eleitoral de 2018. Os participantes responderam a dois questionários de caracterização e opinativos, realizados em um período de dois meses, verificando a sua concordância com base nas ideias educacionais das frases dispostas ou com base nos autores em si. Foi estabelecido um critério de coerência para avaliar as respostas. Os resultados indicam que a desvalorização reativa ocorreu e está correlacionada com o tipo de instituição de formação, tempo de atuação na educação e posição no espectro político-ideológico.

Biografia do Autor

Giovani Miraveti Carriello, UFSCar/Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, Técnico em Química e Técnico em Alimentos

Guilherme Manassés Pegoraro, UFSCAR/Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química UniversidadeFederal de São Carlos – Campus Sorocaba.

João Batista dos Santos Junior, UFSCAR/Sorocaba

Doutor, Docente do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Carriello, G. M., Pegoraro, G. M., & Santos Junior, J. B. dos. (2020). PAULO FREIRE E OLAVO DE CARVALHO: A DESVALORIZAÇÃO REATIVA NA EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.87–101. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.208