ENSINO COLABORATIVO OU COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Kelly Cristine Zaneti dos Santos UNASP-EC
  • Betania Jacob Stange Lopes UNASP-EC

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.207

Palavras-chave:

Ensino Colaborativo. Coensino. Inclusão. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um mapeamento das publicações brasileiras referentes ao Ensino Colaborativo ou Coensino na Educação Infantil no período de 2010 a 2017. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliométrica, que tem por princípio analisar as atividades científicas pelo estudo quantitativo das publicações. Considerando que as estatísticas não têm um fim em si, realizou-se também uma análise qualitativa dos dados coletados. A investigação resultou em trinta e um artigos sobre Ensino Colaborativo ou Coensino. Dentre esses, quatro foram relevantes para a pesquisa por abordar o tema na Educação Infantil. Localizaram-se nove dissertações de mestrado, porém somente duas foram relevantes. Em relação às teses de doutorado, encontraram-se duas que estavam relacionadas à temática de interesse. Esses dados confirmam o que a literatura científica revela sobre a escassez de pesquisa sobre esse serviço de apoio à inclusão escolar.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Zaneti dos Santos, UNASP-EC

Mestra em Educação pelo UNASP. Docente do curso de Pedagogia do UNASP-EC. Estrada Municipal Pastor Walter Bober Km 3,4. Engenheiro Coelho – SP

Betania Jacob Stange Lopes, UNASP-EC

Doutora em educação Especial pela UFSCar. Docente titular do Mestrado Profissional em Educação do UNASP

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Santos, K. C. Z. dos, & Lopes, B. J. S. (2020). ENSINO COLABORATIVO OU COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.76–86. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.207

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