EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Betania Jacob Stange Lopes Centro Universitário Adventista São Paulo
  • Beatriz Antunes Santos Silva Centro Universitário Adventista São Paulo
  • Hápila Nascimento Deodato Centro Universitário Adventista São Paulo
  • Talita Boasquives Ohnesorge Centro Universitário Adventista São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.253

Palavras-chave:

Inclusão, Formação Inicial, Formação Continuada.

Resumo

Resumo: Pareceres, diretrizes e leis têm contribuído para ao ingresso do aluno público-alvo da educação especial no ensino regular. Porém ainda há desafios a serem superados. Diante do exposto, definiu-se como objetivo geral o de analisar as percepções dos professores das séries iniciais quanto a eficácia da sua formação inicial e continuada para atuação em sala de aula comum em uma perspectiva inclusiva. Para a fundamentação teórica foi escolhido Souza, 2021; Carvalho, 2015; Martins e Andrade, 2016; Silva, 2020. O estudo será realizado em uma abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa exploratória. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado um questionário pelo Google Forms e físico. Análise de dados foi feita a partir dos estudos de Bardin com a análise de conteúdo. Ao finalizar o trabalho foi possível perceber a importância da formação inicial e continuada adequada para que a atuação do professor em sala de aula seja mais efetiva. O apoio da gestão escolar com relação ao suporte para sua atuação no que desrespeito a inclusão, foi outro fator levantado pelas respostas dos professores ao questionário.

Biografia do Autor

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista São Paulo

Doutora em Educação Especial pela UFSCar, Mestre em Educação pela UEL e Pedagoga pela FAFIMAN. Docente do Mestrado Profissional em Educação do UNASP

Beatriz Antunes Santos Silva, Centro Universitário Adventista São Paulo

Discente do curso de Pedagogia do UNASP

Hápila Nascimento Deodato, Centro Universitário Adventista São Paulo

Discente do curso de Pedagogia do UNASP

Talita Boasquives Ohnesorge, Centro Universitário Adventista São Paulo

Discente do curso de Pedagogia do UNASP

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Lopes, B. J. S., Silva, B. A. S., Deodato, H. N., & Ohnesorge, T. B. (2022). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Ensaios Pedagógicos, 5(1), p.15–28. https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.253