O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA E DE SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Gildene do Ouro Lopes Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC.
  • Ivone Paula Majarowsky Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.206

Palavras-chave:

Criatividade. Ensino Fundamental. Formação do Professor.

Resumo

O que dizem os professores acerca dos fatores associados à criatividade no cotidiano da escola e de sua formação constitui o objetivo deste estudo. Os professores participantes responderam o questionário da escala “Criatividade e Escola” com 43 itens. Diante dos resultados obtidos, notou-se a tendência positiva de se enaltecer a criatividade no contexto escolar com os seguintes destaques: associação da criatividade com ideias originais e eficazes; sua dependência da motivação para a execução da tarefa; forte relação da criatividade com o prazer, entusiasmo e resolução de problemas. No entanto, foram observadas algumas incoerências em relação aos conceitos, seja por desconhecimento ou incompreensão, dos quais não dispõem ainda os professores. Logo, tais elementos sugerem uma merecedora atenção quanto ao acesso a materiais e espaços de formação, pois os existentes se mostraram insuficientes para um avanço na transição dos conceitos sobre criatividade para o cotidiano escolar. Enfim, o presente estudo representa um passo nessa direção.

Biografia do Autor

Gildene do Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC.

Doutora em Psicologia Profissão e Ciência pela PUC/Campinas, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional  em  Educação  do  Centro Universitário Adventista  de São  Paulo-Campus de EC,  UNASP, Brasil.

Ivone Paula Majarowsky, Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP.

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP, Brasil. Atua como psicóloga e tem interesse pela área educacional

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. et al. Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555. Acesso em: 05 de jun. de 2019.

ALENCAR, E. M. L. S. et al. Criatividade no Ensino Fundamental: Fatores Inibidores e Facilitadores segundo Gestores Educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília , v. 31, n. 1, p. 105-114, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105. Acesso em: 05 Jun. 2019.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 9, n. 1, p. 13-24, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v9n1/v9n1a03.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Escala de práticas pedagógicas para a criatividade no ensino fundamental: estudo preliminar de validação. Interação em Psicologia, Paraná, v. 11, n. 2, p. 231-239, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/7503/8144. Acesso em: 01 Jan. 2019.

ALJUGHAIMAN, A.; MOWRER-REYNOLDS, E. Teachers’ conceptions of creativity and creative students. Journal of Creative Behavior, v. 39, p. 17-34, 2005. Available from: https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.2005.tb01247.x. Access on: 11 May 2019.

BEGHETTO, R. A.; KAUFMAN, J. C. Classroom contexts for creativity. High Ability Studies, v. 25, n. 1, p. 53-69, 2014. Available from: https://doi.org/10.1080/13598139.2014.905247. Access on: 11 May 2019.

FLEITH, D. S. Teacher and student perceptions of creativity in the classroom environment. Roeper Review, v. 22, n. 3, p. 148-153, 2000. Available from: https://doi.org/10.1080/02783190009554022. Access on: 11 May 2019.

GONZÁLEZ-SANCHO, C.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M. Criatividade e pensamento crítico no cotidiano escolar. In: VINCENT-LANCRIN, S. et al. Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes. São Paulo: Fundação Santillana, 2020, p.127-162.

HARTLEY, K. A.; PLUCKER, J. A. Teacher Use of Creativity-Enhancing Activities in Chinese and American Elementary Classrooms. Creativity Research Journal, v. 26, n. 4, p. 389-399, 2014. Available from: http://dx.doi.org/10.1080/10400419.2014.961771. Access on: 11 May 2019.

JAUK, et. al. A New Measure for the Assessment of Appreciation for Creative Personality. Creativity Research Journal, v. 31, n. 2, p.149-163, 2019. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/ pdf/10.1080/10400419.2019.1606622?needAccess=true. Access on: 19 May 2020.

KAUFMAN, J. C. Creativity as a stepping stone toward a brighter future. Journal of Intelligence, v. 6, n. 2, 2018. Available from: https://doi.org/10.3390/jintelligence6020021. Access on: 19 May 2020.

KAUFMAN, J. C.; STERNBERG, R. J. (Eds.). (2006). The international handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2006.

KETTLER, T; et al. Teachers’ Perceptions of Creativity in the Classroom. Creativity Research Journal, v. 30, n. 2, p. 164-171, 2018. Available from:https://doi.org/10.1080/10400419.2018 .1446503. Access on: 18 April 2020.

KIM, K. H.; HULL, M. F. Creative personality and anticreative environment for high school dropouts. Creativity Research Journal, v.24, p. 169–176, 2012. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10400419.2012.677318. Access on: 28 April 2019.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LIU, S.; LIN, H. Primary teachers' beliefs about scientific creativity in the classroom context. International Journal of Science Education, v.36, n. 10, p. 1551-1567, 2014. Available from: https://doi.org/10.1080/09500693.2013.868619. Access on: 28 April 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 28 mar. 2020.

MORAIS, M. F. et al. Validação portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 167-175, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a04.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.

MORAIS, M. F.; AZEVEDO, I. Criatividade em contexto escolar: Representações de professores dos Ensinos Básico e Secundário. In: MORAIS, M.; BAHIA, S. (Org.), Criatividade e educação: Conceitos, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilíbrios, 2008, p.157-196.

MORAIS, M. F.; AZEVEDO, I. Escutando os professores portugueses acerca da criatividade: alguns resultados e reflexões sobre sua formação. In: WECHSLER, D. M.; NAKANO, T. C. (Orgs.). Criatividade no Ensino Superior: uma perspectiva internacional. São Paulo: Vetor, 2011, p.140-179.

NUÑEZ, I. B.; SANTOS, F. A. A. O Professor e a Formação Docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão? HOLOS, Natal, v. 2, n. 28, 2012. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/797. Acesso em: 16 dez. 2019.

OLIVEIRA, E. L. L.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade e escola: limites e possibilidades segundo gestores e orientadores educacionais. Psicologia Escolar Educacional (Impr.), Campinas , v. 14, n. 2, p. 245-260, Dez. 2010.

RAABE, A. L. A. et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

SCHNEIDER, B. et al. Learning science: the value of crafting engagement in science environments. New Haven: Yale University Press, 2020.

TORRANCE, E. P. Torrance tests of creative thinking. Benseville, Ilinois: Scholastic Testing Service, 1990.

TORRE, S. de la. Dialogando com a Criatividade. São Paulo: Madras, 2005.

VANZIN, O.; CARDOSO, A. S. As Contribuições do Psicodrama aos Processos de Aprendizagem Criativa no Ensino Superior. In: Criatividade e Inovação na Educação. T. Vanzin, V. R. Ulbricht, C. R. Batista (orgs.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. p. 36-69.

VINCENT-LANCRIN, S. Criatividade e pensamento crítico: dos conceitos às rubricas de fácil compreensão e uso pelo professor. In: S. Vincent-Lancrin, et al. Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes. São Paulo: Fundação Santillana, 2020, p.45-97.

WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando - contribuições teóricas e práticas para as diversas áreas. 3. ed. Campinas: Impressão Digital do Brasil, 2008.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Silva, G. do O. L., & Majarowsky, I. P. (2020). O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA E DE SUA FORMAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.67–75. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.206

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.