REFLEXÕES ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA ESTUDANTIL
Palavras-chave:
Reforma. Ensino Médio. Educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a visão dos jovens da rede pública, acerca da sua qualidade e eficiência. Levando em consideração o debate feito com os jovens, a fim de promover uma consciência crítica em relação a reforma do ensino médio. Para fins de metodologia utilizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da literatura especializada “A política educativa e seus efeitos nos tempos e espaços escolares: A reinvenção do ensino médio interpretada pelos jovens” de Licinia Maria Correa e Maria Amália de A. Cunha e devolutivas dos estudantes entre 15 e 18 anos de idade das escolas pública estaduais de Sorocaba. Por meio dessa pesquisa foi possível entender que a educação deve chegar à autonomia do indivíduo pela constante busca do conhecimento.
Referências
CAMPOS NETO, E; LIMA, E.M.; ROCHA, A.C. Breve reflexão acerca da reforma do ensino médio e seus impactos na formação do estudante. Anais do IV Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividades e educação - Educere, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23840_12892.pdf. Acesso em: 10 out.2019.
CORREA, L.M.; CUNHA, M.A.A. A política educativa e seus efeitos nos tempos e espaços escolares: a reinvenção do ensino médio interpretada pelos jovens. Educação em Revista (Belo Horizonte), v.34, Epub Mar 22, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e182749.pdf. Acesso em 28.08.2018.
DOMINGUES, J.J. TOSCHI, N.S. OLIVEIRA, J.F. A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação e Sociedade, n.70, Abr.2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170. Acesso em: 10 out.2019.
GOHN, M.G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v.16, n.47, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf. Acesso em: 10 out.2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ícaro Leite Silva, Larissa Maria Feliciano da Silva, Monique Elen de Almeida, Pâmela dos Santos, Tamires Maria do Nascimento Pimentel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.