ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO TUTELAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Lorena Alves Rodrigues Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba http://orcid.org/0000-0001-5857-3504
  • Gabriela Pedroso Pereira Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Isadora do Nascimento Fernandes Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Leonardo Henrique Batinga Gonçalves Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.186

Palavras-chave:

Gestão escolar. Conselho tutelar. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a gestão escolar, Conselho Tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto a sua possível efetivação. O desenvolvimento do trabalho deu-se por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com a utilização de um estudo de caso, com a utilização de um roteiro de questões semiestruturadas, aplicados à 23 alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFSCar-Sorocaba. Ao longo do trabalho, percebemos que a efetivação da articulação entre os três eixos listados é um processo em construção quanto ao: (a) direito da criança e do adolescente, (b) o papel do gestor na mediação, (c) e a preocupação da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar, que deve ser debatida amplamente para dirimir a busca pela efetivação do direito da criança e do adolescente.

Biografia do Autor

Lorena Alves Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Academica em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Gabriela Pedroso Pereira, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (GPEDIC) vinculado ao CNPq  e credenciado pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Isadora do Nascimento Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (GPEDIC) vinculado ao CNPq  e credenciado pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Leonardo Henrique Batinga Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Referências

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Rodrigues, L. A., Pereira, G. P., Fernandes, I. do N., & Gonçalves, L. H. B. (2019). ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO TUTELAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Ensaios Pedagógicos, 3, p.121–128. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.186

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