METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE
PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.244Palavras-chave:
Ensino de Física, Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas.Resumo
A educação à distância tem ganhado destaque em todos os níveis de ensino em Moçambique, exigindo mudanças no modo de ensinar e de aprender. Como alternativa didática para o ensino de Física sugere-se a aplicação de metodologias ativas e uso dos laboratórios virtuais e tecnologias de informação e comunicação. Assim sendo, realizou-se a pesquisa descritiva e aplicou-se um questionário a 38 estudantes do curso de Física da UniRovuma – Montepuez com objetivo de descrever a importância das metodologias ativas no ensino de Física. Constatou-se que os estudantes do curso de Física da UniRovuma preferem aulas práticas e aplicadas e os tutores aplicam as metodologias ativas associadas às ferramentas virtuais que auxiliam os estudantes a participarem nos fóruns de discussão e para realizar atividades práticas e colaborativas. Conclui-se que aplicando-se metodologias ativas no ensino há modificações nos papéis dos estudantes e tutores, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
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