ACTIVE METHODOLOGIES IN PHYSICS TEACHING IN UNIROVUMA – MOZAMBIQUE
STUDENTS' PERSPECTIVES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.244Keywords:
Physics teaching, Teaching-learning process, Active methodologiesAbstract
Distance education has gained prominence at all levels of education in Mozambique, requiring changes in the way of teaching and learning. As a didactic alternative for the teaching of Physics, the application of active methodologies and the use of virtual laboratories and information and communication technologies are suggested. Therefore, the descriptive research was carried out and a questionnaire was applied to 38 students of the Physics course at UniRovuma – Montepuez to describe the importance of active methodologies in the teaching of Physics. It was found that the students of the Physics course at UniRovuma prefer practical and applied classes and tutors apply the active methodologies associated with virtual tools that help students to participate in the discussion forums and to carry out practical and collaborative activities. It is concluded that applying active methodologies in teaching, there are changes in the roles of students and tutors, facilitating the teaching-learning process.
References
BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 194–223, 2007.
CHINAGLIA, E. DE F.; SANTOS, R. B. B. Metodologia ativa de aprendizagem para física básica em cursos de engenharia. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais...Mauá - SP: COBENGE2015, 2015
COSTA, G. DE A.; OLIVEIRA, I. C. G.; ALTHOFF, M. C.; AMARAL, V.;FARIAS, G. F. Metodologia Ativa na Educação a Distância: competências do tutor. In: SPANHOL, F. J.; FARIAS, G. F. DE; SOUZA, M. V. DE (Eds.). EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. 4. ed. São Paulo-SP: Blucher Open Acess, 2018. p. 165–178.
FERNANDES, R. I.; LUZ, R. A. B. M.; POYOR, R. M. B.; BRITO, G. S.; KNOLL, A. C. G. Metodologias ativas aplicadas no Ensino de Física para o Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, v. 24, n. 10, p. 1–10, 2018.
GOMES, É. C.; CASTRO, W. DA S.; ROCHA, A. S. O ensino de física interativo: blog, ferramenta de aprendizagem do século XXI. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 154–162, 2018.
HENRIQUES, RI. Raça e gênero nos sistemas de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasilia, DF: UNESCO, 2002.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; SILVA, C. B.; LORETTO, E. L. C. Metodologias ativas de aprendizagem: Uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.
LUCKESI, C. C. Educação e sociedade. In: Filosofia da educação. 14. ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 1999. p. 37–51.
MANJATE, J. Poucas mulheres no ensino superior. Notícias Online, p. 2–4, 18 ago. 2018.
MCTESTP. Estudantes matriculados, graduados e ingressos segundo a área científica Ensino Superior. Maputo: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional, 2017.
MOÇAMBIQUE. Lei no 4/83. Lei do Sistema Nacional de Educação, Maputo: Assembleia da Rapública de Moçambique, 1983.
MOÇAMBIQUE. Lei n.o 18/2018, de 28 de dezembro. Lei sobre o Sistema Nacional de Educação, Maputo: Assembleia da Rapública de Moçambique, 2018.
MOMBASSA, A. Z. B.; ARRUDA, E. P. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Praxis Educativa, v. 13, n. 3, p. 643–660, 2018.
MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. F. R. (Ed.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. 1. ed. Curitiba - PR: Editora CRV, 2017. p. 25–35.
RODRIGUES, K. G.; LEMOS, G. A. DE. Metodologias ativas em educação digital: Possibilidades didáticas inovadoras na modalidade EAD. Ensaios Pedagógicos, v. 3, p. 29–36, 2019.
RÜCKL, B. DE F. N.; VOSGERAU, D. S. R. Perspectivas da aprendizagem ativa no Ensino Fundamental: uma revisão sistemática. XII Congresso Nacional de Educação. Anais...Curitiba - PR: EDUCERE, 2017.
SILVA, L. DE Q. DA; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Metodologias ativas: a Google for Education como ferramenta discursiva para o ensino e aprendizagem. Revista Científica de Educação a Distância, v. 10, n. 18, p. 1–26, 2018.
SILVA, M. A. Da; DOMINGOS, M. F. N.; BIZARRIA, F. P. A.; ALMEIDA, Y. A.; GOMES, M. L. S. Educação à distância em países lusófonos: o caso do Brasil, de Moçambique e de Cabo Verde. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 19, n. 1, p. 35–49, 2014.
TEIXEIRA, K. L. Aprendizagem baseada em projetos: estratégias para promover a aprendizagem significativa. In: FOFONCA, E. et al. (Eds.). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. 2. ed. Curitiba - PR: Editora IFPR, 2018. p. 47–56.
WELTMAN, D. A comparision of traditional and active learning methods: an empirical investigation utilizing a linear mixed model. PhD Thesis in Philophy. The University of Texas at Arlington, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 António Gonçalves Fortes, Hermen Hermenegildo Aurélio Beirão, Baltazar Raimundo, Momade Jaime Chau
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.