BEBIDAS ISOTÔNICAS NO ESPORTE COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA FÍSICO-QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.80Palavras-chave:
Bebidas isotônicas. Ensino da química. Transversalidade. Ensino Médio.Resumo
As bebidas isotônicas estão presentes nas prateleiras de supermercados, drogarias e é bastante popular. Somado a isto, no Brasil, a temática esporte é bastante trivial, tendo em vista sua marcante presença na juventude. Há, entretanto, considerável preocupação pela comercialização do mesmo ao público comum, isto é, os não-atletas, tendo em vista que, provavelmente não percam sais minerais ao ponto de fazer-se necessária reposição. Assim sendo, é relevante o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, de modo que esta pesquisa sugere a adoção dessas bebidas como tema transversal no ensino de alguns tópicos da físico-química para o Ensino Médio, sem, entretanto, pejorar o andamento semanal de aulas, já que o tema sugerido será aplicado na tratativa dos tópicos, a saber - concentração de soluções, solubilidade, condutividade elétrica e dissociação iônica - em paralelo e utilizado como fundante da discussão e exposição de conteúdos programáticos da disciplina de Química. Parte-se do pressuposto de que há relação entre conceitos que pertencem a ambos, isto é, tanto o estudo de isotônicos quanto a físico-química para Ensino Médio, possuem pontos de convergência.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.
CALIRI, M.H.L. Medidas e diluições de Drogas. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/49929/mod_resource/content/2/ApostilaDiluicaoDrogas2007.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.
CLARK, N. La guia de nutrición para maratonianos de Nancy Clark. Badalona (Espanha): Editorial Paidotribo, 2006.
CONDE, E. P. Transversalidade e ensino: o que falta para ser realidade? Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20036/20036.PDFXXvmi. Acesso em 26 jun. 2018.
GARCIA, L. A. M. Transversalidade e interdisciplinaridade. Disponível em: http://4pilares.net/text-cont/garcia-transversalidade-print.htm#LG. Acesso em 26 jun. 2018.
GODOI, D.C.L.; GONDO, F.M.; SIQUEIRA, L. Hidrate-se: um olhar sobre o exercício físico e as bebidas isotônicas. Revista Interdisciplinaridade (PUC), n°7. São Paulo: 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/24877/18043. Acesso em 26 jun. 2018.
LERNER, D. ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário. Artmed, São Paulo: 2005. Disponível em: www.conhecer.org.br/download/ALFABETIZACAO/Anexo2.doc. Acesso em 26 jun. 2018.
LIMA, M.M.G et al. Aplicação do tema transversal água nas aulas de Química no Ensino Médio. Anais... Maranhão: 51° Congresso brasileiro de Química, 2011. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-559-8323.htm. Acesso em 26 jun. 2018.
NUNES, A.S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: o olhar dos alunos. In: Anais... Encontro Dialógico Transdisciplinar. Vitória da Conquista. p. 1-7, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/recom/anais/artigos/02/O%20ensino%20de%20qu%C3%ADmica%20nas%20escolas%20da%20rede%20p%C3%BAblica%20de%20ensino%20fundamental%20e%20m%C3%A9dio%20do%20munic%C3%ADpio%20de%20Itapetinga-BA%20-%20O%20olhar%20dos%20alunos.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.
PAZ, G.L.; PACHECO, H. F.; COSTA NETO, C.O.; CARVALHO, C.P.S. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio em algumas escoas públicas da região sudeste de Teresina. ANAIS do X Simpósio de Produção Científica e Seminário de Iniciação Científica da UESPI. Teresina: 2010, p.1-12. Não publicado.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Caderno do Professor: química, Ensino Médio – 2ª série, volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Química. São Paulo: SEE, 2008a.
VEIGA, M. S. M. et al. O ensino de química: algumas reflexões. Anais...Paraná: I Jornada de didática - o ensino como foco; I Fórum de professores de didática do estado do paraná, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Lilian Gomes Ramos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.