PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.61Palavras-chave:
Pesquisa colaborativa. Pesquisa qualitativa. Formação de professoresResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o campo conceitual, etapas e eixos procedimentais da pesquisa colaborativa no campo da educação. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa centrado na revisão de literatura especializada, destacando-se como fontes centrais as obras de Ibiapina (2008, 2016), Magalhães (2007, 2011), Ferreira (2009) entre outros. Essa abordagem cunhada de Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) é enfatizada como uma das estratégias de abordagem qualitativa na qual,] a participação não é reduzida à simples cooperação, consequentemente a sensibilidade de todos os atores, pesquisadores e participantes, torna-se o eixo de nucleação dos significados e percepções a partir do objeto de estudo. Na área de formação de professores a pesquisa colaborativa projeta-se como significativa ferramenta para compreensão e desvelamento de mundo que são construídas na escola e seu contexto e na formação docente inicial e continuada.
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