GRUPOS DE DISCUSSÃO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA

Autores

  • Vanessa Souto Silvestre UFSCar-Campus Sorocaba.
  • Reginaldo Marcos Martins UFSCar-Sorocaba
  • João Pedro Goes Lopes UFSCar-Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.56

Palavras-chave:

Grupos de discussão. Metodologia. Pesquisa qualitativa.

Resumo

O presente trabalho trata da exposição e conceituação da metodologia denominada de Grupos de Discussão. Trabalha com a sua caracterização através da ótica teórica hispânica, assim como apresenta suas características fundamentais para que possa ser trabalhada com especificidade (CALLEJO, 1998: 2001: 2002; IBAÑEZ, 1991: 1996). Justifica-se na medida em que no âmbito da pesquisa qualitativa a estratégia metodológica amplia a compreensão e interlocução com o universo das representações dos atores sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória por meio de uma revisão bibliográfica, cujos eixos procedimentais são detalhados através de exemplificações delimitadas para a área da educação.

Biografias Autor

Vanessa Souto Silvestre, UFSCar-Campus Sorocaba.

Mestranda em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba.

Reginaldo Marcos Martins, UFSCar-Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar-Sorocaba.

João Pedro Goes Lopes, UFSCar-Sorocaba

Mestrando em Educação pelo PPGED-So da UFSCar. Dedica-se apenas à pós-graduação e projetos de pesquisa. Possui graduação em Educação Física.

Referências

CALLEJO, G. J. Observación, entrevista y grupo de discusión: el silencio de três prácticas de investigación. Revista Española de Salud Pública, Madrid, v. 76, núm. 5, sep/oct, 2002. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17076504. Acesso: 25 Maio 2018.

CALLEJO, J. Articulación de perspectivas metodológicas: posibilidades del grupo de discusión para una sociedad reflexiva. Papers, Madrid, 1998, 31-55. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/papers/02102862n56/02102862n56p31.pdf. Acesso: 25 Maio 2018.

CALLEJO, J. El grupo de discusión: introducción a uma prática de investigación. Editora Ariel, S.A., Barcelona, 2001.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf. Acesso: 24 Maio 2018

GODOI, C. K. Grupo de discussão como prática de pesquisa em estudos organizacionais. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 55, n. 6, p. 632-644, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v55n6/0034-7590-rae-55-06-0632.pdf. Acesso: 28 Maio 2018.

GRÖSZ, D. M. Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1047/1/DISSERTACAO_2008_DirceGrosz.pdf. Acesso: 28 Maio de 2018.

IBÁÑEZ, J. El regreso del sujeto: La investigación social de segundo orden. Santiago, Chile: Editorial Amerindia, 1991.

IBÁÑEZ, Jesús. Más Allá de la Sociología. El grupo de discusión: teoría y crítica. Madrid, Siglo XXI, 1996.

MEINERZ, C. B. Grupos de discussão: uma opção metodológica na pesquisa educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914. Acesso: 24 Maio 2018.

SÁNCHEZ-PINILLA, M. D.; LEGERÉN, A. D. La prática conversacional del grupo de discusión: jóvenes, cuidadanía y nuevos derechos .In: GORDO, A. J.; Serrano, A. Estrategias y prácticas cualitativas de investigación sócial. Pearson Educación, S.A., Madrid, 2008. Disponível em: http://www.trabajosocialbadajoz.es/colegio/wp-content/uploads/2011/05/Estrategias-y-practicas-cualitativas-de-investigacion-social-Gordo-Serrano1.pdf. Acesso em: 24 Maio 2018.

SANTOS, I. L. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2016. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/ivan_01.pdf. Acesso: 24 Maio 2018.

WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 241-260, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a03v32n2.pdf. Acesso: 28 Maio 2018.

WELLER, W. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: WELLER, W.; PFAFF. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Silvestre, V. S., Martins, R. M., & Lopes, J. P. G. (2018). GRUPOS DE DISCUSSÃO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.34–44. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.56