RELAÇÕES ENTRE GESTÃO E CURRÍCULO SOB O VIÉS DOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CULTURA

Autores

  • Alex Sandro Lucas dos Santos UFSCAR

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Currículo. Cultura.

Resumo

O objetivo deste estudo é estabelecer conexões entre o currículo e a gestão dentro do contexto escolar. Considera-se que as escolas públicas desempenham um papel fundamental na adaptação das políticas públicas e têm a capacidade de promover relações verdadeiramente democráticas entre currículo e gestão. Acredita-se que o currículo, quando implementado para a emancipação humana, está diretamente ligado aos princípios de democracia e cultura, com foco na interculturalidade. A função administrativa e gestora é entendida tanto na esfera da gestão escolar como na dimensão pedagógica, uma vez que o propósito central da escola é a educação dos alunos, o que implica em critérios específicos de organização. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica dos conceitos de gestão, administração, curriculum e cultura. Os resultados principais ressaltam a importância da administração educacional como uma ferramenta crucial para atingir os objetivos educacionais, ao organizar as escolas de forma eficiente, otimizando recursos e criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos alunos. Conclui-se que a administração educacional desempenha um papel essencial na garantia da eficácia e eficiência das instituições de ensino, destacando a importância de uma gestão democrática e participativa para construir ambientes escolares inclusivos e de alta qualidade.

Biografia Autor

Alex Sandro Lucas dos Santos, UFSCAR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar – Campus São Carlos) Docente Efetivo da Faculdade de Tecnologia de São Roque (Fatec São Roque) e Diretor de Escola na Prefeitura de Sorocaba.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

dos Santos, A. S. L. (2024). RELAÇÕES ENTRE GESTÃO E CURRÍCULO SOB O VIÉS DOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CULTURA. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.64–77. Obtido de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/351