CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.77

Palabras clave:

Conselhos Municipais de Educação. Gestão democrática. Qualidade social.

Resumen

No Brasil, os percursos do Estado Democrático de Direito e a construção da autonomia entre os entes federados, projetando-se para o regime de colaboração entre os mesmos para se refletir a importância que os Conselhos desempenham no empoderamento das cidades. Desde o anúncio inicial do objeto dessa pesquisa quanto a enumerar e descrever iniciativas de 09 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba entre contextos exitosos e adversos, quanto ao planejamento e implementação da qualidade socialmente referenciada, a partir do que pensam e deliberam os participantes dos C.M.E.s se manteve em problematização como a gestão democrática é vivenciada, ensinada, discutida e mantida como princípio orientador dos caminhos esperados pelos cidadãos. 

Biografía del autor/a

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Docente do PPGED da UFSCar-Campus Sorocaba. Doutor em Educação pela UNESP e Pós-Doutor em Educação pela UNICAMP.

Publicado

2018-08-11

Cómo citar

Lima, P. G. (2018). CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.1–2. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.77

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>