A A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL LITERATURA DE CORDEL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.294Palabras clave:
Literatura de Cordel, Oralidade, Pedagogia Histórico-CríticaResumen
O presente artigo, desenvolvido no programa de Iniciação Científica, objetiva a criação de uma sequência didática para o trabalho com o gênero Literatura de Cordel com base nos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. Como objetivos específicos são estabelecidos: i) conhecer a Literatura de Cordel; ii) relacionar a regionalidade com a Pedagogia Histórico-Crítica; iii) compreender os benefícios da sequência didática para o ensino; iv) criar uma sequência didática que valorize a cultura popular. Para tanto, o estudo alicerça-se na pesquisa bibliográfica e exploratória com uma abordagem qualitativa embasada no método dialético buscando entender as contribuições que o trabalho sequencial da Literatura de Cordel, fundamentado na Histórico-Crítica, contribui no desenvolvimento da oralidade e da criticidade por meio da cultura popular. Entendendo que a aprendizagem deve ser construída de forma processual com atividades sistemáticas que coloquem o aluno no centro desse processo, a sequência didática estrutura-se em quatro etapas pré-definidas: apresentação da situação; produção inicial; módulos; produção final. Deste modo, a pesquisa se mostra relevante ao elaborar uma sequência didática que trabalhe com o gênero textual em sala de aula desenvolvendo a oralidade, o papel ativo do aluno e o resgate da cultura popular. Espera-se, portanto, contribuir com a reflexão acerca do papel do discente em seu processo de ensino e aprendizagem, trabalhando os conteúdos de forma processual e sistemática dialogando com o contexto histórico social.
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