POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS FORMADORES

Authors

  • Leonardo Felipe Paes Monteiro Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Renata Prenstetter Gama Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.74

Keywords:

Formação continuada. Coordenador pedagógico. Professor especialista.

Abstract

O presente artigo tem o objetivo compreender as possibilidades de formação multidisciplinar do coordenador pedagógico e como essa formação impacta no trabalho junto ao professor especialista. Para isso, tomaremos como base o contexto de um programa específico de formação de coordenadores pedagógicos desenvolvido por uma rede privada sem fins lucrativos de escolas da Educação Básica do Estado de São Paulo. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou questionários misto com coordenadores e formadores dos coordenadores que foram analisados por questão (aberta e fechada), com posterior intercruzamento dos dados.   Os resultados apontam que os formadores têm uma visão positiva e entusiasta do programa, porém ainda percebem que muitos princípios que compõem a identidade formativa do coordenador pedagógico ainda precisam ser mais bem desenvolvidos. Eles também sinalizam que o formato propicia ao coordenador pedagógico uma ampliação das suas competências em relação a formação dos professores especialistas.

Author Biographies

Leonardo Felipe Paes Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar-Sorocaba. Diretor de escola privada - SESI-Aluminio/SP.

Renata Prenstetter Gama, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. 

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Published

2018-07-12

How to Cite

Monteiro, L. F. P., & Gama, R. P. (2018). POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS FORMADORES. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.125–131. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.74

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