POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS FORMADORES

Autores/as

  • Leonardo Felipe Paes Monteiro Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Renata Prenstetter Gama Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.74

Palabras clave:

Formação continuada. Coordenador pedagógico. Professor especialista.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo compreender as possibilidades de formação multidisciplinar do coordenador pedagógico e como essa formação impacta no trabalho junto ao professor especialista. Para isso, tomaremos como base o contexto de um programa específico de formação de coordenadores pedagógicos desenvolvido por uma rede privada sem fins lucrativos de escolas da Educação Básica do Estado de São Paulo. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou questionários misto com coordenadores e formadores dos coordenadores que foram analisados por questão (aberta e fechada), com posterior intercruzamento dos dados.   Os resultados apontam que os formadores têm uma visão positiva e entusiasta do programa, porém ainda percebem que muitos princípios que compõem a identidade formativa do coordenador pedagógico ainda precisam ser mais bem desenvolvidos. Eles também sinalizam que o formato propicia ao coordenador pedagógico uma ampliação das suas competências em relação a formação dos professores especialistas.

Biografía del autor/a

Leonardo Felipe Paes Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar-Sorocaba. Diretor de escola privada - SESI-Aluminio/SP.

Renata Prenstetter Gama, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. 

Citas

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto, 2000.

ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico ante o desafio de articular e mobilizar a equipe escolar para tecer o projeto pedagógico. In: GUIMARÃES, A. A. et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2001

ALMEIDA, L. R. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, L. R. e PLACCO, V. M. N. de S. O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.

BATISTA, S. H. S. S. Coordenar, avaliar, formar: discutindo conjugações possíveis. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 109-118.

BRASIL. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de janeiro de 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto-6755-2009.pdf. Acesso em: 14 jun. 2018.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-normaatualizada-pl.html. Acesso em: 14 jun. 2018.

CANÁRIO, R. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: EDUCA, 2000.

CANÁRIO, R. Formação inicial de professores: que futuro(s)? Síntese dos Relatórios de Avaliação dos Cursos para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. INAFOP (Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores), dez. 2001.

FAZENDA, I. C. (Org). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas, SP: Papirus, 1999.

GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para o professor coordenador. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R. e CHRISTOV, L. H. S. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2007.

GARRIDO, E. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Caderno de pesquisas, n.113, julho de 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a04n113.pdf. Acesso em 14 jun. 2018.

HARGREAVES, A. A escola como Organização Aprendente, buscando uma educação de qualidade. Artmed, 2000

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado – novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Ed. Imago, Rio de Janeiro, 1976.

LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA A (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999. cap. 1, p. 11-30.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (orgs.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2001.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T. (Coord.). O Coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. (Relatório de pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita). São Paulo: FVC, 2011. Disponível em: https://cedoc.observatoriodeeducacao.org.br/item/?cod=123456789_3332. Acesso em: Acesso em 14 jun. 2018.

SALVADOR, C.M. O Coordenador Pedagógico na Ambiguidade Interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Educação e Currículo). São Paulo/SP: PUC/SP, 2000. Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/RESUMO_DISSERTACOES/DISSERTACOES_COMPLETAS/CRIS_SALVADOR.pdf. Acesso em 14 jun. 2018.

SERPA, D. Coordenador pedagógico vive crise de identidade. Edição especial “Os caminhos da coordenação pedagógica e da formação de professores”. Fundação Victor Civita, Edição Especial, nº 6. Junho/2011. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufg/file.php/1/Biblioteca_do_curso/Coordenador_pedagogico_vive_crise_de_indentidade.pdf. Acesso em 14 jun. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como uma profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 312p.

Publicado

2018-07-12

Cómo citar

Monteiro, L. F. P., & Gama, R. P. (2018). POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS FORMADORES. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.125–131. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.74