O PROCESSO DE BOLONHA E OS CORTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO GOVERNO BOLSONARISTA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.135Keywords:
Processo de Bolonha. Educação superior. Projeto Alfa Tuning. Governo Bolsonaro.Abstract
A adequação do universitário às necessidades do capital, traçando-lhe um perfil ideal de profissional, apresenta-se como tema recorrente em amplos contextos mundiais. O caso mais recente é o Processo de Bolonha e sua estrutura Tuning de funcionamento, ponto de partida para o presente texto, cujo é analisar as aproximações e distanciamentos das políticas públicas do governo do Presidente Jair Bolsonaro para a educação superior quanto ao contexto liberal e sua projeção ao combate à “ideologia do marxismo cultural” nas universidades. Para tais discussões foram utilizadas as contribuições de Santos (2009), Sobrinho (2007), Robertson (2009), Martins (2011 e 2019), dentre outros, com centralidade aos textos jornalísticos mais recentes de caráter nacional e internacional. Embora se saiba ser importante políticas públicas para a educação superior no Brasil contemporâneo, entende-se que medidas radicais não transversalizadas pelo eixo democrático contribuem para desconstrução de direitos conquistados ao longo da história.
References
AZEVEDO, M.L.N. Processo de Bolonha. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
BRASIL. Decreto nº 9.685, de 15 de janeiro de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9685.htm. Acesso em: 05 jun. 2019.
CARTA CAPITAL. Callegari: “O projeto é o desmonte da educação pública”. Rodrigo Martins. 15 de maio de 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/callegari-o-projeto-e-o-desmonte-da-educacao-publica/. Acesso em: 05 jun. 2019.
ÉPOCA. Oito polêmicas das políticas de Bolsonaro para a educação, alvo de protestos nesta quarta. BC NEWS BRASIL, 14/05/2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/05/oito-polemicas-das-politicas-de-bolsonaro-para-educacao-alvo-de-protestos-nesta-quarta.html. Acesso em: 05 jun. 2019.
ESTADÃO. MEC cortará verba de universidade por 'balbúrdia' e já enquadra UnB, UFF e UFBA. Renata Agostini, O Estado de S.Paulo. 30 de abril de 2019. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba,70002809579. Acesso em: 26 jun.2019.
ESTADÃO. Na contramão do discurso oficial, MEC congela R$ 2,4 bi da educação básica. Isabela Palhares, O Estado de S.Paulo. 04 de maio de 2019. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,na-contramao-do-discurso-oficial-mec-congela-r-2-4-bi-da-educacao-basica,70002815259?fbclid=IwAR3D0rLpBfFOYCkNlt1epP5N_AzWMjGj7XMT2nC-RwoXFfH9Dx1f7Z1wcYo. Acesso em: 05 jun.2019.
FOLHA DE SP. Ensino superior volta a crescer no país, mas só na modalidade a distância. Thaiza Pauluze e Angela Boldrini. São Paulo e Brasília. 20 set. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/05/movimento-do-pessoalzinho-que-eu-cortei-verba-diz-bolsonaro-sobre-manifestacoes-de-estudantes.shtml. Acesso em: 26 jun.2019.
FOLHA DE SP. 'Movimento do pessoalzinho que eu cortei verba', diz Bolsonaro sobre manifestações de estudantes. Daniel Carvalho, Brasília. 18 maio de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/05/movimento-do-pessoalzinho-que-eu-cortei-verba-diz-bolsonaro-sobre-manifestacoes-de-estudantes.shtml. Acesso em: 26 jun.2019.
FÓRUM. Intelectuais das principais universidades do mundo assinam manifesto contra Bolsonaro. 6 mai de 2019. Disponível em: https://revistaforum.com.br/intelectuais-das-principais-universidades-do-mundo-assinam-manifesto-contra-bolsonaro/. Acesso em: 26 jun.2019.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FREITAS, L.C. Cortes na educação: um governo “fake”? Avaliação Educacional. Luiz Carlos de Freitas. 15 de maio de 2019. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2019/05/15/cortes-na-educacao-um-governo-fake/. Acesso em: 05 jun.2019.
G1. Manifestos pela educação. 15 de maio de 2019. Redação do G1. Disponível em: https://g1.globo.com/resumo-do-dia/noticia/2019/05/15/quarta-feira-15-de-maio.ghtml. Acesso em: 26 jun.2019.
GIROUX, H. A crise da escola é a crise da democracia. O professor Henry Giroux no pátio do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. In: Él País. Juan Barbosa, 14 mai de 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/09/internacional/1557407024_184967.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM&fbclid=IwAR0b4zkkcNEE1gCq050SdqQeM8QLFzj7haGZTZ2JGYD-lbfxXtBv1wHleb4. Acesso em: 05 jun.2019.
LE MONDE. La sociologie et la philosophie sont menacées au Brésil
L’éducation est une ressource économique et une valeur démocratique. 6 mai 2019. Disponível em: https://internationaledugenre.net/liste-des-signataires-contre-le-projet-de-jair-bolsonaro-de-supprimer-les-subventions-publiques-destinees-aux-etudes-de-sociologie-et-de-philosophie/. Acesso em: 26 jun.2019.
LIMA, L. C.; AZEVEDO, M.L.N.; CATANI, A.M. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, p. 7-37, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf. Acesso em: 26 jun.2019.
MARTINS, M.F. “Idiota” é quem me diz! In: Pragmatismo Político. Redação Pragmatismo, 20 de maio de 2019. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/05/idiota-quem-me-diz-bolsonaro-professores.html?fbclid=IwAR2afAwN0-9SSEHCV3ecVF8wAAowOWB5Bi-76hjtjplPjjZQMfzWFS7D_wc. Acesso em: 20 mai.2019.
MARTINS, M.F. Gramsci, os intelectuais e suas funções científico- filosófica, educativo-cultural e política. Pro-Posições, v. 22, n. 3, p. 131-148, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643249. Acesso em: 20 mai.2019.
OLIVEIRA, L. T. C. O Projeto Alfa Tuning na América Latina: sintonização do currículo de educação superior latino-americano ao europeu (Cap.3). In: OLIVEIRA, L. T. C. Política de educação superior: do Processo de Bolonha ao Projeto Alfa Tuning América Latina. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
ROBERTSON, S. L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista brasileira de educação, v. 14, n. 42, p. 407-422, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a02.pdf. Acesso em: 20 mai.2019.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 17-36.
SOBRINHO, J.D. O processo de Bolonha. ETD-Educação Temática Digital, v. 9, n. esp., p. 107-132, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/730/745. Acesso em: 20 mai.2019.
SOUZA, J. "Um idiota no poder é um preço alto até para a elite e a classe média", diz Jessé Souza. In: Pragmatismo Político. Redação Pragmatismo. 20 maio de 2019. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/05/idiota-poder-elite-classe-media-jesse-souza.html. Acesso em: 27 jun.2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Julie Fernanda Ferrari
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.