BEBIDAS ISOTÔNICAS NO ESPORTE COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA FÍSICO-QUÍMICA

Autores

  • Lilian Gomes Ramos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.80

Palavras-chave:

Bebidas isotônicas. Ensino da química. Transversalidade. Ensino Médio.

Resumo

As bebidas isotônicas estão presentes nas prateleiras de supermercados, drogarias e é bastante popular. Somado a isto, no Brasil, a temática esporte é bastante trivial, tendo em vista sua marcante presença na juventude. Há, entretanto, considerável preocupação pela comercialização do mesmo ao público comum, isto é, os não-atletas, tendo em vista que, provavelmente não percam sais minerais ao ponto de fazer-se necessária reposição. Assim sendo, é relevante o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, de modo que esta pesquisa sugere a adoção dessas bebidas como tema transversal no ensino de alguns tópicos da físico-química para o Ensino Médio, sem, entretanto, pejorar o andamento semanal de aulas, já que o tema sugerido será aplicado na tratativa dos tópicos, a saber - concentração de soluções, solubilidade, condutividade elétrica e dissociação iônica - em paralelo e utilizado como fundante da discussão e exposição de conteúdos programáticos da disciplina de Química. Parte-se do pressuposto de que há relação entre conceitos que pertencem a ambos, isto é, tanto o estudo de isotônicos quanto a físico-química para Ensino Médio, possuem pontos de convergência.

Biografia do Autor

Lilian Gomes Ramos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciada em Ciências [Química] pela Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] - Campus Diadema. Atua como professora da Rede pública do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de química em Controle Analítico, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos aquosos adesivos, surfactantes e solventes e registro junto ao CRQ - IV Região. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudo Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCAR-Sorocaba tendo desenvolvido pesquisas sobre os desafios e encaminhamentos ao processo formativo do universitário-trabalhador nos cursos de licenciatura da UNIFESP - Campus Diadema em nível de iniciação científica. Atuou ainda no Laboratório de Materiais Híbridos (LHM/UNIFESP- Diadema) investigando a incorporação da proteína colágena tipo II em filmes de Langmuir de fosfatidilcolina de dipalmitoíla (DPPC) também em nível de iniciação científica.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.

CALIRI, M.H.L. Medidas e diluições de Drogas. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/49929/mod_resource/content/2/ApostilaDiluicaoDrogas2007.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.

CLARK, N. La guia de nutrición para maratonianos de Nancy Clark. Badalona (Espanha): Editorial Paidotribo, 2006.

CONDE, E. P. Transversalidade e ensino: o que falta para ser realidade? Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20036/20036.PDFXXvmi. Acesso em 26 jun. 2018.

GARCIA, L. A. M. Transversalidade e interdisciplinaridade. Disponível em: http://4pilares.net/text-cont/garcia-transversalidade-print.htm#LG. Acesso em 26 jun. 2018.

GODOI, D.C.L.; GONDO, F.M.; SIQUEIRA, L. Hidrate-se: um olhar sobre o exercício físico e as bebidas isotônicas. Revista Interdisciplinaridade (PUC), n°7. São Paulo: 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/24877/18043. Acesso em 26 jun. 2018.

LERNER, D. ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário. Artmed, São Paulo: 2005. Disponível em: www.conhecer.org.br/download/ALFABETIZACAO/Anexo2.doc. Acesso em 26 jun. 2018.

LIMA, M.M.G et al. Aplicação do tema transversal água nas aulas de Química no Ensino Médio. Anais... Maranhão: 51° Congresso brasileiro de Química, 2011. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-559-8323.htm. Acesso em 26 jun. 2018.

NUNES, A.S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: o olhar dos alunos. In: Anais... Encontro Dialógico Transdisciplinar. Vitória da Conquista. p. 1-7, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/recom/anais/artigos/02/O%20ensino%20de%20qu%C3%ADmica%20nas%20escolas%20da%20rede%20p%C3%BAblica%20de%20ensino%20fundamental%20e%20m%C3%A9dio%20do%20munic%C3%ADpio%20de%20Itapetinga-BA%20-%20O%20olhar%20dos%20alunos.pdf. Acesso em 26 jun. 2018.

PAZ, G.L.; PACHECO, H. F.; COSTA NETO, C.O.; CARVALHO, C.P.S. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio em algumas escoas públicas da região sudeste de Teresina. ANAIS do X Simpósio de Produção Científica e Seminário de Iniciação Científica da UESPI. Teresina: 2010, p.1-12. Não publicado.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Caderno do Professor: química, Ensino Médio – 2ª série, volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Química. São Paulo: SEE, 2008a.

VEIGA, M. S. M. et al. O ensino de química: algumas reflexões. Anais...Paraná: I Jornada de didática - o ensino como foco; I Fórum de professores de didática do estado do paraná, 2013.

Downloads

Publicado

2018-08-11

Como Citar

Ramos, L. G. (2018). BEBIDAS ISOTÔNICAS NO ESPORTE COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA FÍSICO-QUÍMICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.103–108. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.80

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.