BEBIDAS ISOTÔNICAS NO ESPORTE COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA FÍSICO-QUÍMICA

Autores

  • Lilian Gomes Ramos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.80

Palavras-chave:

Bebidas isotônicas. Ensino da química. Transversalidade. Ensino Médio.

Resumo

As bebidas isotônicas estão presentes nas prateleiras de supermercados, drogarias e é bastante popular. Somado a isto, no Brasil, a temática esporte é bastante trivial, tendo em vista sua marcante presença na juventude. Há, entretanto, considerável preocupação pela comercialização do mesmo ao público comum, isto é, os não-atletas, tendo em vista que, provavelmente não percam sais minerais ao ponto de fazer-se necessária reposição. Assim sendo, é relevante o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, de modo que esta pesquisa sugere a adoção dessas bebidas como tema transversal no ensino de alguns tópicos da físico-química para o Ensino Médio, sem, entretanto, pejorar o andamento semanal de aulas, já que o tema sugerido será aplicado na tratativa dos tópicos, a saber - concentração de soluções, solubilidade, condutividade elétrica e dissociação iônica - em paralelo e utilizado como fundante da discussão e exposição de conteúdos programáticos da disciplina de Química. Parte-se do pressuposto de que há relação entre conceitos que pertencem a ambos, isto é, tanto o estudo de isotônicos quanto a físico-química para Ensino Médio, possuem pontos de convergência.

Biografia do Autor

Lilian Gomes Ramos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciada em Ciências [Química] pela Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] - Campus Diadema. Atua como professora da Rede pública do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de química em Controle Analítico, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos aquosos adesivos, surfactantes e solventes e registro junto ao CRQ - IV Região. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudo Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCAR-Sorocaba tendo desenvolvido pesquisas sobre os desafios e encaminhamentos ao processo formativo do universitário-trabalhador nos cursos de licenciatura da UNIFESP - Campus Diadema em nível de iniciação científica. Atuou ainda no Laboratório de Materiais Híbridos (LHM/UNIFESP- Diadema) investigando a incorporação da proteína colágena tipo II em filmes de Langmuir de fosfatidilcolina de dipalmitoíla (DPPC) também em nível de iniciação científica.

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Ramos, L. G. (2018). BEBIDAS ISOTÔNICAS NO ESPORTE COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA FÍSICO-QUÍMICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.103–108. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.80