O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.76

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Professor de matemática, Matemática e suas novas tecnologias.

Resumo

Diversas pesquisas são feitas anualmente em Educação Matemática no intuito de avaliar a pratica docente do professor de matemática na Educação Básica. O professor de matemática é avaliado como o mediador do conhecimento no processo ensino e aprendizagem de matemática e sem sua participação o processo educativo fica incompleto. O presente  trabalho tem como objetivo apresentar diversas situações relativas ao ato de ensinar do professor de matemática na Educação Básica.  O uso de novas tecnologias da Educação Matemática permite ao professor minimizar as defasagens entre a abstração matemática e sua prática. O ato de ensinar do professor de matemática privilegia o administrador do processo, ser pensante, verdadeiro estrategista na construção do saber matemático. Espera-se que este artigo possa ser benéfico no processo de ensino e aprendizagem de matemática e seja utilizável para minimizar os traumas, as evasões e as retenções de alunos na disciplina de matemática.

Palavras – chave: Ensino e aprendizagem de matemática. Professor de matemática. Matemática e suas novas tecnologias.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Ciências da Educação (Ensino de Matemática) pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC); Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Câmpus Rio Largo e Professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL). É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124). Membro do conselho científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Tem experiência na área de Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2018). O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.109–115. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.76

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