POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: O OLHAR DOS FORMADORES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.74Palavras-chave:
Formação continuada. Coordenador pedagógico. Professor especialista.Resumo
O presente artigo tem o objetivo compreender as possibilidades de formação multidisciplinar do coordenador pedagógico e como essa formação impacta no trabalho junto ao professor especialista. Para isso, tomaremos como base o contexto de um programa específico de formação de coordenadores pedagógicos desenvolvido por uma rede privada sem fins lucrativos de escolas da Educação Básica do Estado de São Paulo. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou questionários misto com coordenadores e formadores dos coordenadores que foram analisados por questão (aberta e fechada), com posterior intercruzamento dos dados. Os resultados apontam que os formadores têm uma visão positiva e entusiasta do programa, porém ainda percebem que muitos princípios que compõem a identidade formativa do coordenador pedagógico ainda precisam ser mais bem desenvolvidos. Eles também sinalizam que o formato propicia ao coordenador pedagógico uma ampliação das suas competências em relação a formação dos professores especialistas.
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