PESQUISA-AÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE PESQUISA QUALITATIVA

Autores

  • Giovana Camila Garcia Corrêa Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Isabel Cristina Pires de Campos Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Ricardo Campanha Almagro Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.60

Palavras-chave:

Pesquisa-ação. Michel Thiollent. Pesquisa qualitativa.

Resumo

O propósito do presente texto é discutir a pesquisa-ação, seus fundamentos, sua estrutura e sua aplicabilidade no campo social, como estratégia de investigação, interpretação, participação e transformação da realidade no âmbito da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A pesquisa-ação se caracteriza pelo e no relacionamento de dois tipos de objetivos: o objetivo prático e o objetivo de conhecimento. O objetivo prático é voltado para o levantamento de soluções e possibilidades de ações relacionadas ao objeto de estudo. O objetivo de conhecimento é a obtenção de informações e a ampliação de conhecimento no campo da ciência.  A partir de Michel Thiollent (1986) e Tripp (2005) como referências centrais, reconhece-se a pesquisa-ação como estratégia necessária à área educacional, visto à sua dimensão e possibilidade de interlocução com os atores sociais.

Biografia do Autor

Giovana Camila Garcia Corrêa, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Aluna Especial de Curso de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Educação pela Universidade de São Carlos – Campus Sorocaba. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco /RJ e em Docência e Pesquisa no Ensino Superior pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba e em Letras Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos. 

Isabel Cristina Pires de Campos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Aluna Especial de Curso de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Educação pela Universidade de São Carlos – Campus Sorocaba. Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas e em Gestão da Rede Pública para Supervisores pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia e em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. 

Ricardo Campanha Almagro, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Aluno Especial do Curso de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Educação e graduando de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS). 

Referências

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THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/ v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 30 jun. 2018.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Corrêa, G. C. G., Campos, I. C. P. de, & Almagro, R. C. (2018). PESQUISA-AÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE PESQUISA QUALITATIVA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.62–72. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.60

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