PESQUISA-AÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE PESQUISA QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.60Palavras-chave:
Pesquisa-ação. Michel Thiollent. Pesquisa qualitativa.Resumo
O propósito do presente texto é discutir a pesquisa-ação, seus fundamentos, sua estrutura e sua aplicabilidade no campo social, como estratégia de investigação, interpretação, participação e transformação da realidade no âmbito da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A pesquisa-ação se caracteriza pelo e no relacionamento de dois tipos de objetivos: o objetivo prático e o objetivo de conhecimento. O objetivo prático é voltado para o levantamento de soluções e possibilidades de ações relacionadas ao objeto de estudo. O objetivo de conhecimento é a obtenção de informações e a ampliação de conhecimento no campo da ciência. A partir de Michel Thiollent (1986) e Tripp (2005) como referências centrais, reconhece-se a pesquisa-ação como estratégia necessária à área educacional, visto à sua dimensão e possibilidade de interlocução com os atores sociais.
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