TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.353Palavras-chave:
Evasão. Expansão do Ensino Superior. Desigualdades Socioeducacionais.Resumo
Este trabalho possui características de um estado da arte e o objetivo foi realizar um levantamento da produção científica recente sobre a evasão na universidade pública e analisar quais são as tendências e as possibilidades para pesquisas futuras. Foram consultados o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Scielo. Há uma prevalência da preocupação quanto a motivação da evasão estudantil. Outros enfoques foram a gestão da evasão nas universidades públicas e a associação da evasão com programas como o Reuni, o Sisu e a Lei de Cotas. Observou-se que algumas temáticas ainda merecem ser melhor exploradas por pesquisas: a evasão estudantil por uma perspectiva interseccional; as implicações de ordem acadêmica e pedagógica no abandono dos discentes e; a evasão nos cursos de licenciatura.
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